quinta-feira, 2 de julho de 2009

Jade, uma Nobre Flor

Amo todas as flores com uma paixão inexplicável, desde as mais simples às consideradas nobres. Não sei o que seria das casas, das ruas, dos hotéis, enfim, de todos os recintos em geral, sem os ornamentos - das mais variadas flores (incluo todo o verde da natureza), pois, qualquer espécie é fenomenal.

Sempre tenho alguma flor natural por perto, inclusive as raras; mas hoje, lembrei da Jade (ainda não tive o prazer de tê-la), cujo nome científico é Strongylodon macrobotrys. Ela é uma trepadeira de cor semelhante à da pedra preciosa - Jade, aquela que "substitui" a esmeralda por ser um pouco mais em conta.

A Jade é originária das Filipinas e seu crescimento é vigoroso, tanto que pode alcançar até 20 metros de comprimento (em média, ela atinge de 6 a 8 m). Suas flores surgem em cachos no período que vai do fim do inverno ao início da primavera. Em regiões de clima frio, ela deve receber uma boa dose de luz natural, e em locais mais quentes, pode ficar a meia-sombra. É indicada para cobrir treliças, arcos e pérgolas.

Ela é simplesmente maravilhosa, não é?

Nenhum comentário: