sábado, 2 de maio de 2009

Pizza, mangia che te fa bene!

Quem nunca ouviu a frase: "Pizza, mangia che te fa bene!" (Coma que te faz bem!)? ou, "É sempre assim, tudo termina em pizza...". E, cá entre nós, existe prato mais prático e gostoso pra se comer com quem a gente gosta, principalmente quando está fazendo um friozinho e se tem algo para comemorar?A pizza é de origem asiática e tem fama italiana mas nós os brasileiros a conhecemos muito bem e consumimos muuuuiiitttoo. O jornalista Silvio Lancelotti, autor de "O Livro da Cozinha Clássica", apurou que a cidade de São produz cerca de 7 milhões de pizzas por mês, superando com folga a Itália, considerada o berço do prato.
Historicamente, a pizza remonta a um período anterior à Idade Média, por volta do ano 6700 a.C. Na Ásia, o homem já fazia combinações de água e farinha que se transformavam em discos achatados, assados ao sol. Hoje, as variedades são inúmeras! Há até pizzas doces com recheios de frutas como banana, maçã, chocolate, canela...
Por volta dos anos 50 a.C. os invasores romanos levaram a invenção para a Itália. No início, chamava-se "picea", temperada com azeite de oliva, ervas e sal. Segundo Lancelotti, a pizza surgiu como é hoje no século 18, com a chegada do tomate americano. Em 1889, a pizza conquistou o paladar da rainha Margherita, mulher de Umberto 1º, monarca italiano. Em visita a Nápoles, a rainha pediu amostras da culinária local.
Rafaelle Esposito criou um sabor com as cores da Itália republicana: o branco da massa, o vermelho do tomate e o verde do manjericão. Era uma provocação, mas ela gostou, e o prato ganhou o seu nome: Marguerita.
Da próxima vez que você tiver algo a comemorar dentro ou fora de casa, você tem duas opções: Pizza. Basta fazer um pedido e recebê-la em casa ou ir à uma pizzaria que aprecia. Apenas um detalhe: tem que ser feita no forno à lenha para não perder a sua originalidade.
E, mangia che te fa bene!

Um comentário:

Arquite....tando disse...

Muita boa a postagem, ótimas imagens.