domingo, 10 de maio de 2009

Parabéns às mamães e não mamães...

Todo ano é a mesma coisa: nas 02, 03 semanas que antecedem ao famoso "Dia das Mães", as propagandas invadem os cenários nas ruas, na TV, nos jornais e revistas, e recebemos uma enxurrada de propostas para comprar presentes e agradar às nossas queridas (ou não tão queridas) mães. Claro, que de uma forma bem abrangente, não passa de puro comércio.

Mario Anzuoni/Reuters

Estava folheando algumas revistas e jornais quando me detive em uma pequena nota da atriz Sandra Bullock, 44, à revista "Harper's Bazaar" dizendo que não sabe se quer ter filhos com o marido Jesse James. Acontece que ela é madrasta dos três filhos dele, seu marido desde 2005 e como ela tentou engravidar naturalmente e não obteve sucesso, chegou à conclusão de que não sabe se quer ter filhos biológicos, através de tratamentos, pois "Você não precisa dar à luz a uma criança para ter uma família. Nós somos uma família estendida", disse Bullock.

E ainda acrescentou um detalhe que achei muito interessante (e foi aí que me atentei): "Não vou passar dois segundos da minha vida desejando ter alguma coisa que não tenho. É difícil fazer as coisas do seu jeito quando fica ouvindo todo mundo dizendo que você tem que fazer as coisas do jeito delas", continuou a atriz. Identifiquei-me com ela, no fato de não forçar uma situação, pois passei pela infertilidade e chequei à conclusão que não forçaria a barra, fazendo bebê de proveta ou adotando, enfrentando as terríveis filas que estão por aí para quem deseja fazer tudo direitinho.

Sabe aquele ditado: "A natureza é sábia."? Eu e meu marido, pensamos como Sandra: se uma criança vier parar em nossas mãos, de forma natural ou não, tudo bem; caso contrário, creio que Deus sabe o que faz, pois é Ele sábio, Soberano e sabe todas as coisas. Não preciso ter filhos para afirmar ou assegurar minha felicidade aqui na terra.

Por outro lado, a atriz americana Halle Berry, 42, disse que está preparada para ter mais filhos (ela teve uma filha há cerca de um ano). A declaração foi feita em entrevista à apresentadora americana Ellen DeGeneres. "Sim, minha mente diz sim, mas o resto não é comigo, então vamos ver", disse a atriz. Na entrevista, ela ainda brincou, dizendo que não quer imitar Nadya Suleman, que teve oito filhos de uma vez. "Eu só espero que não tenha, algo como, 14 a mais", brincou. "É só isso que espero". Berry abraçou a maternidade de forma impressionante, está empolgada e feliz.

Resumindo, hoje em dia a infertilidade em muitos casais sendo celebridades ou não, é uma realidade nua e crua e é comum a opção do casal em não ter filhos, mesmo quando não é possível pelo método normal. Fazer tratamentos, inseminações artificiais ou adotar também fica a critério de quem foi talhado para a maternidade.
Mas a triste conclusão que chego é que parece que quando um casal não tem filhos naturais ou adotivos - por opção, ele passa uma impressão de anormalidade e que é infeliz. Pura mentira! Ter filhos não garante a verdadeira felicidade de um casal e filho biológico não vem com "selo de garantia".
Se você está tentando ter filhos e não consegue, não desista de seu sonho da maternidade, corra atrás, mesmo que seja o caso de aceitar a adoção. Agora, se você resolveu não tê-los por opção ou o contrário, também, prossiga a sua vida. Como prega minha ex-terapeuta: "Criação - cria, não nasce apenas da barriga, mas nasce do coração, da cabeça e não apenas em forma de filhos - sere humano. Cria, produção, também pode ser uma música, um livro, uma matéria.
Olhe à sua volta: quantos adultos, amigos solitários, idosos, além de crianças, você pode "adotar" sem levar pra casa???? Portanto, um dia feliz para todas as mães e também para aquelas que desejariam muito e por algum motivo, não o são - mesmo que aparentemente..., no momento.
"Filhos, melhor não tê-los; mas se não os temos, como sabê-lo?
Vinícius de Moraes (1913-1980), Advogado, poeta e compositor brasileiro

Nenhum comentário: