terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pérolas, como Preservá-las


E por falar em pérolas, você sabe como preservá-las? Não importa o tamanho, a forma ou a cor, existe uma variedade delas: grandes, médias, pequenas; brancas, negras, amarelas, tons róseos, naturais ou sintéticas. Pérola é pérola e é linda de qualquer jeito, em qualquer joia ou acessório por mais smples que seja. Não importa com que roupa irá usá-la - um jeans com camisa branca, ou com uma camiseta, uma blusa mias incrementada, ou um pretinho básico, seja o que for, você ficará muito elegante! As Pérolas são produzidas por moluscos (ostras) marinhos ou de água doce e podem ser classificadas como naturais ou cultivadas. As Pérolas naturais se formam quando um corpo estranho (um grão de areia, um ovo de peixe, ou fragmento de concha) entra numa ostra causando-lhe tamanha irritação que a faz produzir uma substância chamada nácar para cobrir o corpo estranho isolando-o. Este processo ocorre naturalmente sem a intervenção humana. As Pérolas cultivadas são produzidas pelos moluscos da mesma forma que as naturais, porém com uma diferença: o corpo estranho é inserido na ostra pelo homem denominando-se este processo de cultivo. Como todas as Pérolas, independente de serem cultivadas ou naturais, são de origem orgânica, parte de sua composição (cálcio, proteína e água) pode sofrer ressecamento, rachaduras e arranhões se alguns cuidados básicos não forem adotados para preservar seu brilho e tempo de vida.

Pérolas temem pele ácido, suor, álcool. Evite limpá-las com escova de dente, detergentes, sabão, sabonete, solução para limpeza de jóias, bicarbonato de sódio, etc. e não deixe que entrem em contato com cosméticos, poeira, suor e produtos químicos. Evitar tomar banho com as pérolas, támbém é fundamental, pois o cloro e sabão irão danificá-las. Não deixá-las em ambiente seco ou quente demais para que não fiquem ressecadas. Pérolas intercaladas com fio de ouro (exceto as do tipo Mabe e meia Pérola) podem ser periodicamente mergulhadas em água morna e sabão neutro.


Limpá-las com pincel macio para eliminar gorduras e enxaguar bem. Como possuem dureza baixa, devem ser guardadas individualmente para que outras jóias não lhe causem arranhões na superfície. Pessoas que transpiram muito podem usar as pérolas sobre a roupa para evitar seu contato com o suor. Sempre após utilizar uma jóia com pérolas é conveniente limpá-la com o uso de uma flanela ou toalha macia umedecida com água antes de guardá-la. Para jóias que utilizam fios de linha, periodicamente reenfie as contas numa nova linha para preservar o interior da perfuração.

A pérola verdadeira apresenta uma textura ligeiramente arenosa, por sua própria formação. A pérola artificial é lisa e escorregadia. Para saber a diferença, faça um teste bem simples: é só raspá-la entre os dentes, de preferência nas bordas frontais.


Fonte: Curso de Gemologia Básica ministrado por He Ok Chang

Nenhum comentário: