terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jeans com Pérolas... uma Combinação Simplesmente Magnífica!!!

O responsável pela criação do jeans foi o alemão Oscar Levi Strauss, nos Estados Unidos em 1853. Sim, nosso velho companheiro é bem velhinho, mas tem sido repaginado desde áquela época - a da febre do ouro na Califórnia. Como os mineiros necessitavam de uma roupa resistente, Strauss inventou algumas calças de lona que tinham três bolsos que se prendiam com tiras. O "modelito" foi patenteado em 1873. Seu invento foi aceito imediatamente, não só pelos mineiros, como também pelos agricultores, ferroviarios e os vaqueiros. Eles se tornaram um clássico: o Jeans e as Pérolas. Um mais rústico, em seus primeiros anos de vida, bem mais barato para facilitar trabalhos forçados, o outro, uma joia fina - digna de princesas, elegante, caríssima - no início, distinta entre as mais preciosas. Mas não poderia acontecer um casamento de forma tão perfeita.

Houve resistência ao jeans, e muitos costureiros decretaram que em pouco tempo os homens também usariam saias - ou se vestiriam de maneira futurista, como os astronautas. De origem do estilo casual, as roupas de jeans aguçaram a criatividade e determinaram uma maneira de vestir. O casual avançou tanto que os estilistas perceberam a necessidade de introduzir também mudanças na moda clássica, tornando-a cada vez mais moderna, contextualizada.



A revista Vogue que o diga... Variedades sem fim. Seja num estilo mais casual - ou social, jeans combina com pérolas e, muitas... todos os tipos de bijouterias, inclusive as mais modernas. Jeans também fica excelente com blazer e camisa. Combina com colares delicados em pérolas ou outros adereços mais finos.
Com o passar do tempo, vai se aprimorando. Tanto para homens quanto mulheres. Mas quem leva mais vantagem - pra variar - somos nós mulheres de todas as faixas de idade.
Nada disso aconteceu, mas descobriram-se novos tecidos, proporções e cortes que tornaram as roupas cada vez mais perfeitas. A indústria da moda tornou-se gigantesca e democrática para abrigar várias tendências de estilo. E o jeans foi incorporado a esse espírito.

A comodidade e praticidade que o jeans provocava, aliadas a sua fácil manutenção foram definitivos para sua fixação como vestuário básico em todo o planeta praticamente. Numa época em que estamos cada vez mais sem tempo livre esses fatores são fundamentais. Percebe-se também a introdução e continuidade do jeans nos ambientes de trabalho mais formais, em escritórios, grandes empresas e instituições financeiras, principalmente após a instituição da sexta-feira como o "Casual Day" e muitas vezes a abolição total da obrigatoriedade do uso de terno e gravata.


Pois além das pérolas e outros acessórios, podemos trabalhar com muitas cores e estilos em calças, bermudas, macacões, vestidos, saias, bolsas, e por aí afora...

Com o surgimento no cinema, encabeçado por James Dean e Marlon Brando, a roupa começou a associar-se ao conceito de juventude rebelde, conquistando este público. Cawboys do asfalto com suas Harley-Davidsons aterrorizavam a Califórnia. Elvis Presley em 1957 já usava seu jeans, e desde então rock e jeans são inseparáveis. Novas modelos como Marilyn Monroe e Jayne Mansfield também usavam jeans apertado para mostrar como uma trabalhadora tradicional poderia ser sexy.


O jeans só chegou a conquistar o restante da população após a proliferação social do seu conceito como roupa despojada e do cotidiano, sem perder seu charme e elegância. Consagravam-se os gigantes do Jeans, como Levi's, Lee e Mustang. Calvin Klein foi o primeiro estilista a colocar o jeans na passarela. Foi já na década de 70 e isso provocou os mais conservadores. Mesmo assim foi seguido pelos demais estilistas da época e o jeans definitivamente conquistou seu espaço na sociedade.


Aproveitemos a infinidade de ideias para usar - e abusar de peças tão originais e clássicas e prossigamos na consagração de peças tão originais, não é mesmo? A primavera nos chama para explorar a nossa criatividade.

Nenhum comentário: