sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Amigos fazem bem à Saúde, Conexão Mente-Corpo

Recebi o texto de uma grande amiga de décadas e a que mora mais distante - em Israel, Vivi ("nem as águas do oceano poderiam nos separar..." - rs). O conteúdo é tão real e como tento praticar tal comportamento desde que me conheço por gente, dedico à todas as minhas amigas queridas: meninas, moças, mulheres - reais e... virtuais.


O palestrante, Chefe da psiquiatria da Stanford, afirmou, entre outras coisas, que uma das melhores coisas que o homem pode fazer por sua saúde é estar casado com uma mulher.

Já para a mulher, uma das melhores coisas que ela pode fazer pela sua saúde é nutrir a sua relação com suas amigas. Na hora, todos os presentes deram risada, mas ele falava sério.

As mulheres se conectam de forma diferenciada e oferecem sistemas de apoio que ajudam a lidar com o estresse e experiências de vida adversas. Este tempo com as amigas nos ajuda a criar mais serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e que pode vir a criar um sentimento de bem estar geral.

As mulheres compartilham seus sentimentos e os homens muitas vezes formam suas relações a partir de suas atividades. Eles raramente sentam com um camarada e discutem como se sentem sobre determinadas coisas ou sobre o andamento de sua vida pessoal.
Trabalho? Sim. Esporte? Sim. Carros? Sim. Pescar, Caçar, Golfe? Sim. Seus sentimentos? Raramente.
As mulheres fazem isso o tempo todo.
Nós compartilhamos a nossa alma com nossas amigas, irmãs/mães e evidentemente isso faz bem à nossa saúde.
O Professor palestrante disse que passar o tempo com um amigo é tão importante para a nossa saúde quanto o exercício físico.
Existe uma tendência de se pensar que quando estamos nos exercitando estamos fazendo algo de bom para o nosso corpo, mas quando estamos com nossos amigos estamos ‘jogando conversa fora’ e desperdiçando nosso tempo, o que não é verdade.
Então, toda vez que vocês estiverem se divertindo na companhia de uma amigona se parabenize porque você está fazendo bem a sua saúde!
Preste atenção em suas escolhas e veja como dá prioridade ao superficial, ao inútil e ao negativo, em vez de escolher o que realmente somaria fazendo diferença em sua vida.
Só por hoje, observe mais a luz que existe em você e nos outros, e não valorize a sombra.
Anna Sharp, Extaído de uma palestra realizada na Stanford University em Palo Alto, Califórnia acerca da conexão Mente-Corpo.

Nenhum comentário: