sábado, 14 de novembro de 2009

Dia Mundial contra Diabetes

Segundo a OMS, cerca de 240 milhões de pessoas são diabéticas. Isto significa que 6% da população mundial tem a doença. De acordo com uma projeção internacional, a população de diabéticos deve aumentar em 50% até 2025, chegando a 380 milhões de pessoas.
Cidade do Cabo, na África do Sul, recebe iluminação especial para campanha da ONU pelo Dia Mundial contra Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes é conhecido como uma das maiores mobilizações de conscientização em torno do tema desde 1991, ano em que foi criado pela a International Diabetes Federation (IDF), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin, um dos responsáveis pela descoberta da insulina.

Diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina, e suas principais características são hiperglicemia, ou seja, uma elevação da quantidade de glicose no sangue, e glicosúria, presença de açúcar na urina. Por ter esta deficiência na produção de insulina, o diabético deve evitar doces e massas, pois, ao serem metabolizadas pelo organismo são transformadas em glicose, além de bebidas alcoólicas.

Entre seus sintomas mais comuns estão o aumento da frequência em urinar, sede e apetite exagerados, perda de peso, coceiras e doenças na pele e inflamações dos nervos. Faça exames periódicos, caso tenha algum dos sintomas acima e procure um médico de sua confiança. Cuide-se e ajude a combater esse mal em sua vida.

Nenhum comentário: