sábado, 21 de novembro de 2009

A Cadeira que Brota... Growinc Chair...

Michel Bussien, suíço, criou a obra. Artista plástico, afirma que a sociedade moderna se desenvolveu com a percepção de que a natureza e o homem são duas coisas separadas. Mas ele sustenta que tudo o que o homem cria faz parte da natureza.

“Quando aplicarmos isto ao nosso jeito de pensar, vamos nos liberar das convenções que nos deixam estagnados. Para seguirmos adiante, temos que incorporar as coisas vivas que nos cercam, usar a complexidade da natureza e incluí-la em nossas criações”, diz Bussien em entrevista.

Para demonstrar seu ponto de vista, Bussien montou a obra “Cadeira que Brota” (Growinc Chair), utilizando uma peça de acrílico transparente montada sobre um a caixa de terra com rodinhas. Em cada perna da cadeira, foi plantada uma muda de salgueiro e também uma espécie de trepadeira, para aumentar a quantidade de verde da obra.

A ideia de Michel Bussien é apenas conceitual. Mas até que seria interessante ter uma dessas no meio da sala, para imaginar que se está sentado no meio do mato. Um vaso em forma de cadeira ou uma cadeira que virou vaso? Ou talvez seja uma fusão entre o banco de jardim e o próprio jardim…

Nenhum comentário: