sábado, 22 de agosto de 2009

Jornalismo Diário - no Sábado...

Hoje minha "vida jornalística" foi bem interessante: na correria consegui encaixar minha ida a um lançamento do livro "Jornalismo Diário" da blogueira e também jornalista da Folha, na livraria da Villa, almoçar com o maridão e ir para a represa de Guarapiranga, fazer uma matéria para a TV, na qual trabalho.

Ana Estela e eu, tentei fazer uma foto com efeito especial para sair apenas o livro, mas falhou...

Faço questão de apresentar Ana Estela, pois, desde que passei a ser assinante da Folha de São Paulo e descobri seu blog, ele tem me ajudado muito com as tremendas dicas que ela passa para os novatos em jornalismo. Ana Estela de Sousa Pinto entrou na Folha pelo programa de treinamento em 1988. Desde então, trabalha lá como jornalista. Atuou em várias editorias e veículos do Grupo Folha, em educação e ciência, negócios, política, cidades, no Painel do Leitor e na Primeira Página. Foi repórter, redatora, editora-assistente, editora, secretária-assistente de Redação. É responsável pelo treinamento e seleção de jornalistas desde 1997 e pelo blog Novo em Folha, extensão do programa em jornalismo diário.

Com todo este know how, é modesta em afirmar que seu livro "Jornalismo Diário: Reflexões, Recomendações, Dicas e Exercícios", de uso prático e diário, apresenta os fundamentos da profissão e dá dicas e sugestões de exercícios, sem a pretensão de ser um manual. Trata também das principais ferramentas de trabalho, do perfil de um bom jornalista, dos primeiros dias na reportagem e das formas de ingressar no mercado de trabalho. Eu já estou devorando página por página, e..., amando.

Mudando para o período da tarde... escolhi o título do livro para este post, pois, combina com a vida do jornalista que é diário, em dias úteis (e inúteis?), mas também inclui fins de semana e feriados, aqueles considerados para lazer e descanso.
Nem o frio conseguiu espantar os participantes para a abertura da I Copa AESul (Associação de Empresas da zona Sul) de Futsal, realizada nas quadras da Unisa, Campu I.

A torcida (embora não tenha colocado nenhuma imagem aqui) estava animadíssima e entre gritos e assobios, consegui fazer a matéria com o presidente e organizadores o evento, da forma como havia planejado.
Ufa!!! Foi tudo muito bom, deu tudo certo, mas preciso urgente, me aquecer e descansar um pouquinho.

Nenhum comentário: