terça-feira, 11 de agosto de 2009

Hoje é o Dia da Televisão!

Gostaria de ter publicado este post logo cedo, mas foi praticamente impossível. Parar num dia surpreendentemente atarefado, eletrizante e cheio de surpresas é um pouco complicado.

Mas como o dia ainda não acabou, pensei no assunto e fui remetida à minha infância feliz quando a família toda se juntava no sofá e se reunia para ver TV (meus pais, irmão e irmã) com uma ansiedade indescritível (claro que a programação era controladíssima. Novelas, nem pensar!!!).

Sim, isso era possível, e às vezes com alguns vizinhos que ainda não haviam conseguido comprar o aparelho, e tinha algo mais, principalmente, porque meu pai sempre lidou com eletrônica e ficava fascinado com as válvulas e transistores que recheavam aquela caixa super fascinante com imagens em preto e branco.

Hoje, podemos escolher dentre vários modelos, tamanho e cada um escolhe o que quer ver e com o advento da nossa querida internet todos nós nos isolamos dentro de nossas próprias casas - o mundo virtual impera... A atual geração, nascida plugada na internet, talvez nem se interesse pelo meu texto. A minha geração, sim, viu o nascimento da televisão e cresceu com ela, continua crescendo e caminhando no dia a dia, e independente das outras mídias, ela ainda nos fascina.

Neste dia, 11 de agosto, considerado "O Dia da TV" parei para pensar na sua importância. Avaliar o quanto a nossa cultura mudou, no quanto ela influencia as nossas decisões e entender que para muitos, infelizmente, ela é a única diversão (e diga-se de passagem, infelizmente algumas programações são um verdadeiro lixo).

A primeira transmissão televisiva aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1926. Por isto, essa data é considerada o marco da invenção. Graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas, na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra. No Brasil, o invento só chegaria 24 anos depois, mais precisamente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4. Saiba mais sobre a história e a origem do aniversário da TV através do link:

http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diatelevisao.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Ah,nem tanto o pessoal fica só na net, néh..
O povo gosta bastante das duas coisas, acho impossvel ninguém ver televisão.
Sem os dois ninguém tem vida..kkk