sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sopa de Chirivia (Cenoura Branca)

Tempo mudando de novo... As dicas abaixo são do chef inglês Jamie Oliver, do livro Revolução na Cozinha, inspiradas na série de TV que tem o mesmo nome.

Se você estiver em São Paulo, enfrentando este friozão regado a chuvas, tente a sopa. Se estiver num local quente, experimente a salada do próximo post.
Ingredientes:
2 cenouras, 2 talos de aipo, 2 cebolas médias, 800 g de chirivia (a chirivia ou pastinaca parece uma cenoura branca; se não encontrá-la, use mandioquinha ou outra raiz de sua preferência), 1 pedaço de raiz fresca de gengibre, 2 dentes de alho azeite de oliva, 2 cubos de caldo de vegetais ou de galinha, 2 ramos de coentro fresco, sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora.
Para preparar sua sopa:
Descasque e fatie grosseiramente as cenouras, o aipo, as cebolas, as chirivias, o gengibre e o alho. Coloque uma panela grande em fogo médio com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva.
Acrescente todos os ingredientes picados e fatiados e misture com uma colher de pau. Refogue por cerca de 10 minutos com a panela semi-tampada, ou até que as cenouras fiquem mais tenras, mas sem se despedaçarem, e a cebola esteja ligeiramente dourada.
Dissolva os cubos de caldo em 1,8 litro de água fervente, depois adicione à panela com vegetais. Mexa bem a sopa e deixe ferver. Baixe a chama e cozinhe em fogo brando por 10 minutos com a panela tampada.
Arranque as folhas de coentro e descarte os talos. Para servir, tempere com sal e pimenta-do-reino. Bata a sopa no liquidificador ou com um mixer manual até que ela fique sem grumos. Transfira para os pratos e polvilhe com as folhas de coentro.

Nenhum comentário: