Se você estiver em São Paulo, enfrentando este friozão regado a chuvas, tente a sopa. Se estiver num local quente, experimente a salada do próximo post.
Ingredientes:
2 cenouras, 2 talos de aipo, 2 cebolas médias, 800 g de chirivia (a chirivia ou pastinaca parece uma cenoura branca; se não encontrá-la, use mandioquinha ou outra raiz de sua preferência), 1 pedaço de raiz fresca de gengibre, 2 dentes de alho azeite de oliva, 2 cubos de caldo de vegetais ou de galinha, 2 ramos de coentro fresco, sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora.
Para preparar sua sopa:
Descasque e fatie grosseiramente as cenouras, o aipo, as cebolas, as chirivias, o gengibre e o alho. Coloque uma panela grande em fogo médio com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva.
Acrescente todos os ingredientes picados e fatiados e misture com uma colher de pau. Refogue por cerca de 10 minutos com a panela semi-tampada, ou até que as cenouras fiquem mais tenras, mas sem se despedaçarem, e a cebola esteja ligeiramente dourada.
Dissolva os cubos de caldo em 1,8 litro de água fervente, depois adicione à panela com vegetais. Mexa bem a sopa e deixe ferver. Baixe a chama e cozinhe em fogo brando por 10 minutos com a panela tampada.
Arranque as folhas de coentro e descarte os talos. Para servir, tempere com sal e pimenta-do-reino. Bata a sopa no liquidificador ou com um mixer manual até que ela fique sem grumos. Transfira para os pratos e polvilhe com as folhas de coentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário