domingo, 14 de junho de 2009

Hoje é o Dia do Pastor...

Davi que reinou durante décadas em Israel e foi um dos reis mais poderosos que já existiu na Terra, considerado também "o suave cantor de Israel", por volta de 1.000 a.C foi o autor de um dos Salmos bíblicos mais conhecidos em todo o mundo que denota o consolo da presença do Deus que promete estar conosco sempre.

Gostaria de relatar tal "Canção" aqui, pois a cada segundo domingo do mês de junho é comemorado o "O Dia do Pastor". É sabido que o pastor representa a figura divina, por ser o símbolo de cuidado, paciência e persistência em estimular todas as ovelhas (inclusive, as rebeldes) de um rebanho e conduzí-las para um lugar onde elas possam matar sua fome e sua sede num local refrescante e sossegado, onde há sombra, alimento e satisfação dos desejos e necessidades mais imediatas.

O Salmo 23 mostra que Deus é sempre sensível às nossas necessidades, nunca nos deixa só, nos faz descansar e sabe o que sentimos, o que sofremos, quais são os nossos anseios e angústias e nunca nos abandona; renova as nossas forças e nos guia por caminhos certos. Mesmo "diante de um vale escuro como a morte" não precisamos temer porque Ele é o nosso Pastor e nada nos faltará. Lá no fundo da nossa alma há um lugar só para Deus. Fomos criados por Ele e, sem o Seu amor e a Sua companhia, a dor e o vazio são quase insuportáveis. Bom, mas vamos ao Salmo do rei Davi?

Deus, o nosso Pastor

1 - O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará.
2 - Ele me faz descansar em pastos verdejantes e leva-me para junto das águas de descanso.
3 - Refrigera-me a alma, guia pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não terei medo de nada, porque Tu, óh Senhor Deus, estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me proteges e me consolam.
5 - Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo, o meu copo transborda.
6 - Certamente que a tua bondade e o teu amor me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre
. Salmo 23

Nenhum comentário: