terça-feira, 30 de junho de 2009

Tinned Lunch, ou melhor, Marmita...

"Preste atenção na variedade de cores do seu prato. Quanto mais diversidade, melhor. É assim que você sabe que está consumindo as diversas vitaminas e sais minerais presentes nos alimentos. "Algum alimento é proibido? Não, muito pelo contrário. A recomendação importante é dada pela professora da faculdade de Nutrição Sonia Ferreira, da PUC-Campinas, ou seja, coma de tudo, mas apenas um pouco. E, creia, é possível elaborar cardárpios fabulosos.Como saber se a refeição está realmente balanceada? Depois de almoçar, sempre bate uma vontade de comer um doce. "Frutas são sempre indicadas. Prefira a banana, que já vem com embalagem, e a maçã, pois além de muitas vitaminas e fibras, ainda faz uma espécie de limpeza bucal", indica Sonia.
Apesar do preconceito de muitas pessoas, levar marmita para o trabalho tem muitas vantagens. A primeira, e talvez mais importante, seja nutricional. "Fazendo as escolhas certas e tomando as devidas precauções, você pode fazer uma refeição bastante saudável e equilibrada nutricionalmente", explica Selva Fierro, consultora da área de Nutrição do Senac São Paulo.

Para isso, a nutricionista recomenda incluir sempre na marmita algum tipo de proteína, fibras e carboidrato. "A pessoa pode e deve variar o cardápio diariamente. As proteínas estão presentes na carne vermelha, no frango, no peixe ou no ovo. Já os carboidratos estão disponíveis na batata, no arroz, no macarrão. Inclua sempre verduras e legumes na refeição, e tente optar pelo arroz integral", orienta. Traduzindo: uma porção de carboidrato, outra de proteína e o restante quanto mais colorido, melhor (frutas e verduras, legumes...).
Pelos cálculos dos entrevistadas, o prato feito em casa pode custar cerca de 60 ou 70% a menos do que o mesmo prato na rua. "Comer fora é sempre mais caro do que comer em casa ou trazer marmita. Nos restaurantes e lanchonetes há uma série de fatores que encarecem a refeição", lembra Selva. Ela cita como exemplos os impostos, o aluguel, a mão-de-obra, o ponto comercial, os materiais descartáveis. "Fora que ao fazer a comida em casa você consegue reaproveitar alimentos e evitar desperdícios. No restaurante é aquela quantidade de comida e ponto. Não tem nada melhor que a comida da casa da gente, que ainda é feita com afeto!", lembra Sonia.
É também uma questão de economia "Apesar de o brasileiro ter o costume de levar marmita, há um certo menosprezo, sentimento que não é partilhado por outros povos. Não podemos ter vergonha de comer bem", explica Sonia. Outro motivo para levar marmita ao trabalho é a integração que o almoço pode proporcionar. "Comer sozinho é chato. Lembro-me da época em que cada um trazia uma comida gostosa e repartia com os colegas. Isso quebra barreiras e une a equipe. A digestão é mais tranqüila e ainda é possível trocar diversas receitas e histórias", observa a nutricionista Sonia.

Se você anda desestimulado e não consegue elaborar uma boa refeição, balanceada e nutritiva, e tem procurado pelos lanches rápidos, salgados, cachorros quentes, frituras e doces, fuja dessas atitudes erroneas - correndo, pois isso significa perda de qualidade de vida, aumento de peso e diversos problemas de saúde (pressão alta, diabetes, colesterol alto etc.).

Ame-se! Cuide-se! Viva bem e melhor, com uma alimentação simples, balanceada, saudável e bem gostosa.

Um comentário:

Pensamento aqui é Documento disse...

hmmmm...

Me deu vontade de comer!

rs

Belas fotos, adorei!

Beijooos