quarta-feira, 17 de junho de 2009

Guaratinguetá, Abundância de Garças Brancas

Feriado, fim de semana prolongado = uma viagenzinha, estradas, paisagens, descanso, refrigério... Que delícia!Eu, o maridão e minha mãe, aproveitamos este último feriadão para visitar parentes que fizeram parte de minha infância em Belo Horizonte e que desde os últimos 15 anos moram em GUARATINGUETÁ, cuja tradução em tupi-guarani é "Abundancia de Garças Brancas", conforme imagem abaixo.
Desde que "Didi", se formou em medicina na Rússia e casou com um físico, Lourenço - lá mesmo, ambos mineiros, desembocaram nesta atraente cidade do interior paulista, após dica de uma outra médica que passara pela região. Após uns 10 anos, Lucy, a mais nova, psicóloga conseguiu sua transferência do Fórum de SP para lá... e, imaginem a festa que se formou..., além da imensa oportunidade de desfrutar da tão sonhada qualidade de vida para todos.
Coincidentemente, no sábado, dia 13, foi aniversário de Guará (para os mais íntimos), fundada em 1630. A aconchegante cidade é uma das mais importantes do Vale do Paraíba e é um município turístico, industrial e comercial. Nasceram lá, várias personalidades como Dilermando Reis, músico e violinista, Rodrigues Alves, ex-Presidente do Brasil, Euríclides de Jesus Zerbini, médico cardiologista e pioneiro no transplante de coração em nosso país...A recepção de minhas primas, seus maridos e filhos adolescentes foram pra lá de receptivas. Houve muita alegria, belas recordações e, claro, cardápios variados que alegraram nosso reencontro nesses dias (nem lembrei da existência de uma balança...).A noite do feriado, literalmente, acabou numa maravilhosa pizzaria com todos nós reunidos... Didi, que leva uma vida apertadíssima na prática da medicina (se divide entre sua clínica pediátrica, plantões em 02 hospitais e a família), não abre mão de uma boa gastronomia mesmo no feriado em que trabalha e nos preparou um Salmon maravilhoso.
Inclusive, fiz questão de fotografar tais momentos porque ela correu tanto durante o horário do almoço (segundo ela é normal) que batizamos o consagrado peixe de "Salmon ao Vinho Vapt, Vupt"!!!
E, que salmon, heim? Ela simplesmente fez uns furos naquele lindo peixe alaranjado já limpo e "aberto", com quase 50 cms de comprimento, espalhou tempero verde a base de alho, salsa e sal, regou vinho tinto, azeite, cobriu com fatias de batatas, levou ao forno médio e,... em 25 minutos, estava pronto, aromatizando a casa com um cheiro delirante.
Ainda mais acompanhado de um grão-de-bico à espanhola, salada verde..., Nooosssssaaaa!!! E a sobremesa então? Um pavê de tirar o fôlego (eu até repeti...). Já convoquei a meu "Grand Chef Cuisine" particular, o CC para providenciar um logo, logo...
Agora, o Flávio é mestre na Bacalhoada que fez, segundo ele "pra tia Diná" (minha mama) no dia anterior, mas é um arraso no churrasco também. Eu não consigo entender como pode uma simples picanha ficar maravilhosa, apenas acompanhada de uma farofinha (da Jovi), uma saladinha, uma bebidinha,... Expliquem-me isso, por favor!!!!
Fala sério, os meus priminhos não são fofos? A meu lado, Letícia e Marco Aurélio (irmãos) com a prima Larissa, filha única da Didi.
E, claro que o "Bonitão" abaixo, também queria pegar uma caroninha...
Não vejo a hora de retornar para esta maravilhosa cidade, viu meninas e meninos?

Nenhum comentário: