domingo, 28 de junho de 2009

Jardim temperado?

Cultivar uma horta não é privilégio de quem tem um grande quintal ou pra quem mora num sítio ou fazenda, bem distantes da cidade.
Sálvia, hortelã, salsinha, alecrim, manjericão, coentro, orégano fresco,... (este útimo é algo alucinante. Na casa de minha cunhada tem e eu assalto o seu canteiro cada vez que a visito).

Além de saborosas, as ervas podem enfeitar a sua casa, quando transformada em jardins e você terá além da beleza e charme, ingredientes naturais sempre à mão.

Dá pra acreditar que a plantinha com florzinhas brancas acima trata-se de um vaso de cebolinha? Isso mesmo, aquela cebolinha que costumam vender nas feiras livres e quitandas junto com a salsinha. Já fiz e é uma graça. Dica: quando alguma cebola perdida na geladeira começar a brotar, transporte-a para um vaso de barro, vidro ou alumínio e o resultado será este. Uma hortinha pode "ter a sua cara", dentro ou fora de casa ou de seu apartamento. Mãos à obra e delicie-se com tudo que é de bom. E mesmo que o espaço seja bem pequeno, a falta de uma varanda não é problema para quem deseja ter uma vida mais saudável e um ambiente vivo.
Você pode escolher um cantinho (ou cantão) especial dentro de sua casa, ao ar livre como sacadas, varandas ou terraços e deixar vasos espalhados até mesmo presos em jardineiras.
O vaso em forma de pacotinho acima é um "agradinho" com pé de morangos, isso mesmo, aquela frutinha maravilhosa de boa... Com a criatividade de arquitetos ou paisagistas você poderá trazer muito charme à decoração de sua casa. http://arquiteteseusonho.blogspot.com/
A horta poderá ser completa em seu ambiente para que descubra o prazer de cultivar seus próprios temperos, ervas terapêuticas, aromáticas, verduras e até legumes...
São ervas que crescem com facilidade, mas precisamos conhecer alguns cuidados básicos para fazer com elas reproduzam. Se você curte beleza, cheirinho agradável e saudável, elabore suas idéias e pense:
pode ser um jardim vertical - com nichos para ervas, ou, uma cozinha com cachepôs transparentes que deixam as pedrinhas e a terra à vista,
ou vasinhos na borda da piscina pra quem mora em casa e nem a cobertura escapa: as ervas poderão ser plantadas em meio à vegetação ao redor do "muro".
Sempre que alguém comenta que gostaria de cultivar algumas ervas mas não tem espaço para ervas e temperos em casa já vou logo dando dicas e olha que moro em apartamento.
Veja mais algumas dicas que não ocupam espaço. Recebi esta imagem de uma amiga que é uma apaixonada por plantas, tanto que deu um jeito de tê-las até mesmo na estrutura de ferro da janela de sua casa. Na instalação, ela usou suportes de ferro e as jardineiras de plástico presas a eles. As espécies escolhidas, entre elas, hortelã, tomilho e cebolinha, recebem o sol da manhã.
Vale saber que as regas diárias garantem o frescor de ervas e temperos de hortas domésticas em áreas urbanas. Mas cada uma tem uma necessidade...
Veja que bacana a imagem acima: até Elizabeth 2ª, rainha da Inglaterra, cria horta nos jardins do Palácio de Buckingham pela primeira vez, desde a Segunda Guerra Mundial. Claro que é uma tremenda de uma horta por ser num palácio, não é?
Uma decoração elegante e com aroma surpreendente depende de você e deve ser ensinado às crianças, pois além de tudo, diz respeito pela natureza, não acha? Faça um "Jardim temperado", ou melhor uma Hortinha, dentro ou fora de casa de casa. É uma atividade terapêutica, relaxante, que com certeza enriquecerá o seu mundo de sabores.

Um comentário:

elizangela disse...

Olá,
amei a idéia do vaso de cebolinha!
Mais parece um vasinho de flor!