sexta-feira, 19 de junho de 2009

Algas na China

Maravilhosa a cena:
pescadores conduzem barco em um lago repleto de algas na China. As algas são plantas aquáticas em mais de 3.000 espécies, encontradas no mar ou água doce e com tamanhos diferentes; podem ser microscópicas ou ter metros de comprimento.
Jianan Yu/Reuters
Além da sua importância ecológica, algumas algas servem como alimento e possuem substâncias altamente nutritivas e são usadas como adubo, antibióticos e rações para animais.
As algas marinhas são uma ótima fonte de iodo, ferro, cobre, magnésio, potássio, cálcio e zinco. Para prevenir o envelhecimento cutâneo, as algas também podem ser usadas e seu resultado é bastante satisfatório em cosméticos.
Não é à toa que os japoneses e chineses mantêm em suas refeições algas marinhas. Estudos comprovaram a relação direta que existe entre a qualidade da alimentação e o aparecimento de câncer, principalmente o das mamas e mostraram que as algas podem reduzir a 50 a 60% a quantidade de estrôncio radioativo, substância responsável pela reprodução de células cancerígenas.
Para os vegetarianos e para os que consomem pouca ou nenhuma carne, peixe,..., as algas marinhas podem ajudar a reabastecer ou a manter as reservas de ferro e a ingestão regular de algas pode ajudar a combater a anemia e muitos outros males. Vale a pena o investimento, não é?

Nenhum comentário: