quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bicho de estimação comendo demais? Cuidado... / Pet eating too much? Caution ...

Você já sabe que excesso de gordura não não é sinônimo de saúde, certo? A OMS (Organização Mundial de Saúde) tem trazido o assunto à tona constantemente, implementando medidas que busquem a qualidade de vida. E a regra também é válida para animais de estimação gordinhos; infelizmente, casos de animais com problemas de obesidade são cada vez mais comuns, principalmente entre cães e gatos.


Portanto, se você deseja qualidade de vida para seu peludo de quatro patas, deve ficar atento ao tipo de alimentação e à quantidade que ele está ingerindo. Verifique se o seu amigo de estimação está comendo demais e confira dicas básicas para evitar a obesidade animal.


- Jamais dê a eles restos de comida. Este simples gesto é um dos maiores causadores da gordura excessiva dos bichos. Opte por boas rações. É provado que a melhor alimentação é a ração de boa qualidade, com proteínas, vitaminas e minerais balanceados. A quantidade deve variar de acordo com a raça e o tamanho do animal. Existem rações para todas as idades e até para animais obesos, que são as dietéticas.


- Não deixe o pote com ração à disposição. Quando o alimento está ao alcance, os bichos comem mais. O animal precisa aprender a comer na medida e nos intervalos corretos. Assim você estimula que ele consuma tudo de uma vez, não deixando que o alimento estrague.



- Evite comer perto do animal e mantenha-o longe na hora das refeições. E mesmo que o bicho peça, não dê a ele o que você come - é para o seu próprio bem.



- Assim como nós, os animais também precisam de fazer exercícios. Leve seu amigão para passear com frequência e incentive-o a correr. Quando estiver em casa, estimule-o a brincar, jogando bolinhas, por exemplo, ou chamando-o para que ele se movimente alguns minutos. A reversão do quadro de obesidade depende da resposta do animal e, claro, da colaboração do dono.


- Não dê ao seu cão ou gato bolachas, pães e guloseimas. Esteja atento à aparência do seu bichinho. Se perceber que está gordinho, procure orientação e corra para o veterinário.


Família feliz (e equilibrada) agradece.

Nenhum comentário: