domingo, 3 de junho de 2012

Jubileu de Diamante da Rainha Britânica, Elizabeth 2ª em Grande Estilo / Diamond Jubilee of the British Queen Elizabeth 2nd in Grand Style

Nos últimos quatro dias, muita festa para comemorar a celebração do jubileu de diamante da rainha britânica, Elizabeth 2ª. Cabe lembrar que ela é a rainha a ficar mais tempo no reinado, perdendo apenas para a rainha Vitória que ficou por 63 anos.

Desafiando o frio e a chuva incessante, milhares de pessoas munidas de guarda-chuvas e bandeiras já estavam reunidas desde a primeira hora da manhã deste domingo nas beiradas do rio Tâmisa para poder desfrutar de uma vista privilegiada do evento que chega a seu clímax com uma procissão de mil barcos (cerca de 1 milhão de pessoas estavam nas ruas).O desfile, que celebra as seis décadas de reinado de Elizabeth e a tradição marítima do Reino Unido, é o maior espetáculo náutico organizado na capital em mais de 300 anos e gerou um grande desafio em termos de segurança neste fim de semana festivo. Abaixo, duquesa de Cambridge, Catherine Middleton, o príncipe William e o príncipe Harry chegam para procissão fluvial.
Durante a procissão, Charles e Camilla, William e Catherine, assim como Harry, acompanharam a soberana de 86 anos na embarcação "Spirit of Chartwell" que começou às 14h30 (10h30 de Brasília) frente a Battersea Park e com término duas horas depois - passando pela ponte da Torre de Londres, de onde puderam contemplar o final do espetáculo.
O restante da família real segue a rainha em outras três embarcações, em meio da flotilha composta por mil barcos de todos os estilos, épocas e tamanhos, procedentes de todo o reino e de outros 53 países do Commonwealth (nações que fizeram parte do Império Britânico).
Kevin Coombs/Reuters

Nenhum comentário: