segunda-feira, 11 de junho de 2012

Blog de Menina faz Escola Mudar a Merenda /Blog of a Girl is Changing School Meals

Ela é linda e bem novinha! Após fazer um blog que teve mais de 1 milhão de visitações e acabou rendendo um tuíte de apoio do conhecido chef Jamie Oliver, a estudante escocesa Martha Payne provocou mudanças na alimentação de sua escola. Ela fotografava seus lanches com a permissão da escola e postava as fotos diariamente em seu blog 'Never seconds' ('Nunca repetir o prato', em tradução adaptada), com comentários e notas sobre a comida.A repercussão do blog fez com que o conselho municipal de Argyll, na Escócia, se pronunciasse sobre o assunto e fizesse uma visita à escola da menina. Entre os aspectos avaliados por ela, estão a qualidade da comida, a quantidade de 'garfadas' em uma porção e o número de fios de cabelo encontrados.


A ideia de criar o blog, segundo Dave Payne, surgiu quando Martha chegou em casa comentando sobre um texto 'jornalístico' que teve que fazer para um trabalho escolar. 'Ela chegou dizendo que queria escrever como uma jornalista todos os dias e achamos que um blog seria a melhor ideia', conta o pai.

Foto de comida postada por Martha Payne em seu blog (Foto: BBC)
Pai e filha foram convidados para um encontro realizado pelo chef escocês Nick Nairn, autor de diversos livros e apresentador de programas de TV, que teve também políticos e ativistas da alimentação saudável em escolas.

Desde então, a menina, que vive com a família em uma fazenda, passou a postar fotos do que comia diariamente, com comentários sobre o cardápio. 'A coisa boa deste blog é que meu pai entende por que eu estou com fome quando chego em casa', disse ela em um dos posts.

As primeiras fotos de Martha, de acordo com seu pai, foram reveladoras: porções pequenas, incluíam pizza, hambúrgueres, frituras, poucas verduras e nenhuma fruta, sempre. 'Para ela, as fotos eram completamente normais. Para mim, foram chocantes, terríveis. Quase tão chocante quanto isso era o fato de que as crianças achavam aquela comida normal. Ela reclamava um pouco em casa, mas eu não dei muita atenção', disse Dave.

Pouco depois do primeiro post de Martha, ele escreveu em seu perfil de Twitter sobre o blog da filha. 'Na primeira meia hora, três pessoas tinham visto o blog. No dia seguinte, eram mais de 20 mil', conta. Agora, um mês depois, o 'Never seconds' já contabiliza cerca de 1,2 milhão de visitantes.

E a pequena conta com o aval de quem entende de comida saudável. Alertado por internautas sobre o projeto, o chef Jamie Oliver chegou a mandar uma mensagem para a menina através do Twitter: 'Blog chocante, mas inspirador. Continue! Com amor, Jamie'.


Esta menina vai longe!!! Blogueira influente, possivelmente futura jornalista de gastronomia - nééé...

Nenhum comentário: