sábado, 16 de junho de 2012

Fotógrafa "Brincando com a Comida" / Photographer "Playing with Food"

Sabadão, e, para quem gosta de uma cozinha e dispõe de um tempinho, é dia de se aventurar, se inspirar e "brincar" com gastronomia. E toda aventura pode se transformar em "trabalho". É o caso da fotógrafa brasileira Vanessa Dualib que - por amar esse mundo, em 2009 iniciou o projeto "Brincando com a Comida", uma série de fotos divertidas em que alimentos se transformam em personagens de cinema, games e animais. A partir da série Brincando com a Comida, a fotógrafa criou uma outra série de aventuras para um dos personagens fotografados. Eggbert, por exemplo, um ovo que nas palavras de Vanessa é "um herói, um anti-herói, rico em colesterol e ideias".
Como ela consegue os "personagens" de suas imagens? Vanessa percorre os supermercados que ficam abertos 24 horas "na tentativa de resgatar alguma fruta ou vegetal que, na verdade, 'nasceu' para ser alguma outra coisa".



Pimentas, folhas verdes, como o salsão que parece uma mini árvore, berinjela (olha o golfinho na primeira imagem que fofo), ovos, frutas exóticas, ervilhas, enfim, ela procura aproveitar tudo no mundo vegetal.



Vanessa afirma que não desperdiça alimentos, e que "cerca de 70% de tudo que é fotografado acaba sendo consumido no fim da sessão fotográfica".



Segundo ela, as fotos tentam "desafiar a percepção das coisas" e "melhorar um pouquinho o dia a dia de qualquer pessoa que pára alguns segundos para ver suas fotos".


"Sempre digo que eu não crio meus personagens, eu simplesmente os encontro", diz ela em entrevista para BBC Brasil.




Se você tem uma criança por perto e que tenha dificuldades para se alimentar com coisas boas e saudáveis, poderá fazer "a festa", convidando-a para criar com você um montão de personagens - e, depois degustá-los, não é mesmo?


As séries estão no site http://www.vanessadualib.com/

Nenhum comentário: