quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Peru Assado com Frutas, Bacalhau com Lentilhas, Camarão ao Red Curry

Frutas deixam os pratos mais leves e tropicais e já que o Natal cai bem nessa época do ano, por que não incrementar a ceia com as frutas da estação? Além da tradicional decoração do peru, as frutas podem aparecer no arroz, na salada, na farofa ou num purê, por exemplo. Segundo o Chef Eduardo do Casinha de Monet Bistrô , uma farofa com ervas, maçã verde e tomate concassé – que é a fruta sem pele e semente – pode ser um ótimo acompanhamento para o tradicional peru assado.
Já o chef Aléssio Battillani, do Citron Gastronomia, sugere acrescentar frutas em caldas, fios de ovos e purê de maçã ao habitual menu da ceia. Com esses ingredientes, além de ficarem mais coloridos, os pratos ganham os sabores tropicais típicos da estação.

Confira a receita da salada de bacalhau com lentilha, mangas e ervas

Mas o chef Maradona, do Fagulha Steak House, alerta que é preciso tomar alguns cuidados antes de sair colocando frutas em tudo. “A fruta tem que combinar com o ingrediente salgado. Deve haver harmonia entre eles”, avisa. Para isso, o chef lembra que é preciso respeitar as características de cada um dos ingredientes.

Na opinião de Maradona, abacaxi, maçã e manga estão entre as opções que melhor se adaptam aos pratos salgados. Já a jaca, é muito difícil de ser combinada.

Dicas importantes:

Para manter as frutas coloridas e saudáveis, mantenha-as em local fresco. Ambientes muito quentes contribuem para que elas estraguem com mais facilidade. Se a ideia é acrescentá-las a pratos quentes, opte por frutas que estejam quase no ponto, já que elas ainda passarão por um processo com calor.

A criação é dos chefs Eduardo Castiglioni e Igor Correia do restaurante Casinha de Monet.

Peru Assado com Frutas

Ingredientes:
2kg de peru inteiro
4 dentes de alho
4 folhas de louro
200g de manteiga sem sal
½ litro de caldo de aves
15g de farinha maisena
sal e pimenta a gosto
5 unidades de pêssego
1 unidade de abacaxi
10 unidades de figo
100g de ameixas secas

Modo de preparo:
Limpar o peru de vísceras e pena que eventualmente tenha. Colocar o peru numa assadeira temperar com sal, louro e alho. Assar em forno pré-aquecido a 150°C. Ter sempre disponível manteiga sem sal derretida para regar o peru para ele não secar. Quando o peru estiver pronto retirar da assadeira, escorrer o excesso de gordura e fazer a deglaçagem com caldo de aves.Engrossar o molho com farinha maisena e retificar o tempero com sal e pimenta.

Enquanto o peru assa, descascar o pêssego e cortar no meio para retirar o caroço. Cortar também o figo em quartos, o abacaxi em rodelas e descaroçar as cerejas e ameixas. Aquecer uma frigideira com manteiga e saltear o pêssego e abacaxi até dourar. Reservar. Colocar o peru numa travessa e dispor as frutas em volta como decoração.

Nenhum comentário: