quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Alface, Saúde pra Valer

Ela é riquíssima, além de deliciosa em suas várias versões (americana, romana, lisas, roxas, bailarina, crespa, ...), pelo menos para mim. Costumo comentar que jamais enjoarei de alface e outras folhas verdes em geral. Posso estar num banquete, se não tiver o "Verdão" para dar um Up e toque especial no visual de qualquer prato principal, perde toda a graça.

É leve, delicada e combina com praticamente tudo. Indicada para o dia a dia, a alface é excelente para o sistema imunológico com nutrientes poderosos. Suas folhas possuem proteínas, fibras, ferro, fósforo, vitamina A, C e complexo B e cálcio e, 100 grs de alface têm apenas 16 calorias.

Segundo especialistas, a vitamina A contida na verdura colabora para o bom funcionamento dos órgãos da visão e faz bem para a saúde da pele e das mucosas. A vitamina niacina evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso e a vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.
A alface também é indicada para quem sofre de insônia, pois age como calmante. Para curar inflamações e inchaços, faz-se aplicações tópicas de cataplasmas quentes da folha sobre o ferimento. Uma vez limpas e higienizadas de molho por meia hora numa mistura de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água, as folhas devem ser secas (esta fase ainda não experimentei). Acondicionadas na geladeira em saco plástico duram até cinco dias.

Vamos aproveitar, né? Este é sem dúvida, um "santo remédio" delicioso, dependendo do molho então, "nem cachorro come!", pois não sobra pra eles - rs.

Nenhum comentário: