terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Faxina na Casa (inteira) - Cleaners in House

Deliciosa tarefa, eu diria até o equivalente a uma sessão de terapia prolongada: fazer uma faxina em todos os compartimentos no interior de sua moradia nesse finalzinho de ano e começar com tudo limpo e no lugar. Seja casa ou apartamento, na cidade, na praia ou no campo é simplesmente gostoso o desenrolar dessa tarefa onde só as "Rainhas do Lar" - nossa, que antigo isso - podem colocar as mãos (nem que seja de vez em quando, uma ou duas vezes por ano, como é o meu caso - rs).
É uma época boa para verificar se os armários dos quartos estão lotados, roupas sem uso e perdidas lá num cantinho qualquer...; louças trincadas, objetos ocupando espaço há anos, só porque você comprou por impulso ou ganhou de alguém especial, mas não tem nada a ver com você; pilhas de revistas e papéis "vencidos", contas, agenda, inclusive, isso vale para arquivos eletrônicos também, afinal as mídias sociais estão imperando, não é mesmo?

Que tal colocar a mão na massa e fazer uma faxina geral "no recôndito de seu lar"? Você se desfaz dos excessos, dos "anexos" (e lida com os apegos), ajuda quem está precisando e deixa a casa parecendo nova para a entrada do novo ano que está chegando. E ainda descobre coisas que nem se lembrava que estavam por aí para colocar em evidência no uso do dia a dia...Mudanças podem gerar um certo desconforto, dar um certo trabalho, mas "passar as mãos" por todos os cômodos do seu cantinho preferido nesse planeta, reorganizar, trocar objetos, atualizar porta-retratos, doar roupas ou utensílios, reciclar, "tirar o velho e dar lugar ao novo", gera um prazer e bem estar enormes. É um bom momento também para reunir a família e fazer um balanço geral, conversar sobre o ano que passou e planejar coisas novas para o ano novo.
Em grupo, este tipo de trabalho pode ser bem divertido. Se você tem filhos (eles também deverão doar brinquedos, livros e roupas em bom estado), todos os membros da família deverão participar; não deixe que ninguém se recuse dar uma ajudazinha, por menor que seja. Mas veja bem, tudo tem que "receber seu toque": salas, quartos, banheiros, cozinha, escritório, jardim, sacadas, áreas de serviço e até mesmo os "famosos quartinhos" entulhados de coisas que você jamais usará. Se não der para trocar móveis, pinte ou troque os tecidos dos estofados, lave os tapetes e cortinas, mude os objetos de lugar.
Mesmo com o cansaço, a falta de tempo (e às vezes, dinheiro) dá pra usar a imaginação e criar algo novo, por menor que seja. Limpar a casa, esvaziar armários, mudar o que pode ser mudado e reciclar, é uma boa forma de renovar as energias. Mas "limpar a alma" também é fundamental, conforme o post anterior publicado logo cedo. Uma vez, feita a limpeza da alma, vamos aos procedimentos bem parecidos para o faxinão na "casa externa", da família inteira? Ah, e isso vale para o seu bichinnho peludo de quatro patas também, viu?

Nenhum comentário: