sexta-feira, 11 de junho de 2010

Megashow Inicia Copa do Mundo

Interrompo aqui minhas notícias sobre a SPFW, para mostrar outro evento relevante: a abertura dos jogos da Copa em Johanesburgo.

A vuvuzela foi proibida dentro do estádio para não apagar a voz dos artistas. A cantora colombiana Shakira foi uma das atrações...


Por César Tralli

"Joanesburgo garantiu um lugar de destaque para a Copa 2010 na história dos Mundiais. É que, pela primeira vez, a véspera da primeira partida teve um megashow.

O sucesso já era garantido pela grandeza dos astros que se apresentariam. Mas a reportagem do César Tralli e Ari Júnior mostra que não foram só eles que brilharam no espetáculo.

Para uma cidade quase sem ônibus, o milagre da multiplicação. Congestionou geral, mas nada de estresse. É dia de relax.

Por falar em ordem e progresso, é com dor no coração que o respeitável público vai ser obrigado a deixar para trás uma companheira inseparável na África do Sul: a vuvuzela! Excepcionalmente nesta quinta, o cornetão está proibido dentro do estádio.

Apreensão de vuvuzelas para surpresa geral da nação. “Estão tirando o meu oxigênio”, brinca um rapaz. É para não tirar a voz dos artistas, já pensou? Nem o fôlego de que vai agitar no palco.

O Orlando Stadium não é estádio da Copa, mas é do povo do Soweto, o bairro negro símbolo da luta contra a segregação racial. O líder da liberdade Nelson Mandela morou perto do estádio. Aproximou brancos e negros e nesta quinta a união de raças, de credos, de classes sociais está presente no estádio que comemora a chegada da Copa do Mundo.

“Negros e brancos juntos, isso é muito gratificante”, diz uma mulher. Quase 40 mil pessoas. Protagonistas de mais um capítulo inesquecível na África do Sul. Pela primeira vez na história das Copas, um grande concerto de boas-vindas na véspera da cerimônia oficial, do jogo de abertura.

Artistas consagrados no continente africano. Sucessos da música eletrônica, do hip hop, do rock internacional. Do caldeirão de sons que sopram dos cinco continentes. Todos na mesma batida. Viva o povo da África do Sul.

Homenagem de um prêmio Nobel da Paz para outro. O arcebispo Desmond Tutu, que também morou no Soweto, dedica a festa da Copa a Nelson Mandela. Com o entusiasmo de um adolescente, pede ao estádio inteiro que faça coro no agradecimento todo especial.

Um show em nome da paz, da justiça, da educação, com o apoio do brasileiro Sócrates, que já vestiu a camisa da nossa Seleção nas Copas de 82 e 86. Um espetáculo para celebrar tudo de bom que ainda vem pela frente. Por isso, vai preparando aí seu coração. Como diz bem o nome da festa, foi dado apenas o pontapé inicial."

Nenhum comentário: