quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Resgate dos 33 Mineiros no Deserto do Atacama, Chile - Muita Emoção

Apavorante, mas emocionante! Inédito, num maravilhosamente "Gran finale!". São tantas notícias ruíns diariamente que quando acontece uma com final feliz, tem que ser comentada. Acabou o drama, após 69 dias dos 33 mineiros chilenos. Luís Urzua, o último mineiro preso na mina e líder do grupo, foi içado pela cápsula fênix II e foi recebido por familiares e pelo presidente Sebastián Piñera. Aliás, achei tocante a presença e solidariedade prestada pelo Presidente e sua esposa antes e durante (e pelo jeito, depois) o resgate dos mineiros. Consegui acompanhar AO VIVO através de várias emissoras de TV desde a descida do primeiro socorrista e a subida dos três primeiros mineiros. Foi demais: ficar na torcida, pedindo ajuda de Deus livrar um por um!!!

Logo que a Cápsula pousou, após vários experimentos, ao encostar no chão de forma flutuante, lembrei da primeira visita do homem à Lua (claro que nem se compara a distância até lá perto dos quase 700 metros de profundidade da Terra - mas até a alimentação era de astronautas...). E graças a Deus, paciência e dedicação dos "Hermanos" - pois, em uma das declaraçãoes um deles mencionou que não eram amigos, mas irmãos, Todos os 33 foram salvos sem imprevistos e têm boas condições de saúde. O resgate durou 22 horas e 36 minutos, bem menos tempo que o previsto.
"Muito obrigado a todos os resgatistas e a todos aqui. Quero agradecer a todos", disse Urzua. E Mr. Piñera também agradeceu. "Senhor Urzua, quero dizer que estamos orgulhosos de cada um de vocês. Vocês deram um exemplo de camaradagem.", disse o presidente. Depois da labuta, todos cantaram o hino nacional.
Luís Urzua é Chefe de turno e topógrafo, tem 54 anos e é conhecido como Don Lucho. Ele era o comandante dos 33 e foi fundamental na sobrevivência do grupo nos 19 primeiros dias. Urzua ajudou também a fazer mapas para auxiliar na escavação das sondas.

Ufa, que final heim - graças Deus!!! Agora, basta que eles continuem a seguir as recomendações médicas e "começar de novo...!".

Saiba quem são os 33 mineiros chilenos que ficaram nos últimos 69 dias presos em mina de cobre e ouro, no deserto do Atacama, Chile. O resgate começou na noite do dia 12 de outubro.
http://www.estadao.com.br/especiais/saiba-quem-sao-os-mineiros-chilenos,121753.htm

Nenhum comentário: