quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Casa perfumada é Saúde e Bem Estar

Abrir a porta de casa e sentir um cheirinho bom no ar é sempre um prazer. E, mais do que proporcionar bem estar, os aromas podem interagir com as pessoas. Especialistas em aromaterapia - o tratamento com óleos essenciais baseado nos efeitos dos aromas - garantem que as essências, quando bem aplicadas, têm o poder de ajudar a combater problemas físicos e emocionais.
Os aromas são derivados dos óleos essenciais, substâncias naturais extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes. Eles podem ser à base de óleos essenciais, que têm efeito terapêutico, ou sintéticos, que têm apenas a função de perfumar a casa.
Vale selecionar aromas para cada ambiente da casa ou trabalho de acordo com o objetivo a ser alcançado. Lavanda, por exemplo, é indicada pelos especialistas para combater insônia, depressão, cansaço e tensão. Basta usar uma gota no travesseiro ou borrifá-la no ar.
Para áreas de trabalho e estudo, a dica é o uso do alecrim, que auxilia na concentração. Já a bergamota estimula o entusiasmo, ideal para um dia especial, como uma festa ou um jantar. Se a ideia é reforçar os momentos em família, o uso de gerânio ou lemongrass (capim-limão) traz alegria, paz e serenidade, e por aí vai.
Agora, a rosa, um de meus aromas (e flores) preferidos estimula o poder de sedução, além de ser indicada para aumentar a auto-estima. Nos ambientes em que o cheiro de limpeza faz diferença, como o banheiro, pode-se combinar os aromas cítricos com os herbais.
Dicas de receitas caseira- ferver cascas de laranja ou limão para extrair o óleo essencial é uma boa alternativa para relaxar e ainda umidificar o ambiente nos dias secos. Para combater cheiro de mofo nos armários, a dica é usar quadradinhos de algodão com sagu, casca de canela, casca de laranja seca e cravo, amarrados como um sachê. Aromatizadores são encontrados no Mercado na forma de varetas de bambu mergulhadas em um frasco com os óleos essenciais. Ou sprays com aromas sintéticos, que reproduzem fragrâncias naturais.
Se o objetivo é somente perfumar a casa, vale apostar nessas ideias pois, além do efeito terapêutico, atuam na área sensorial e podem despertar boas lembranças.

Nenhum comentário: