segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Informe-se: Maus Tratos a Idosos

Nesta semana, entrevisto o dr. José Manoel Ferreira, especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Mestre em Medicina Baseada em Evidências pela Escola Paulista de Medicina e professor adjunto de Geriatria do Curso de Medicina da UniSa.
Ele fala sobre a difícil a convivência com os idosos por parte de alguns familiares, como tratá-los, o que a Lei diz algo a respeito, quais são os direitos legais para eles (habitação, vestuário e tratamento), quais são os deveres da família para com os idosos, qual a definição de maus tratos em idosos, porque ocorrem os maus tratos, qual prevalência, ou seja, a freqüência desse problema, quais os tipos de maus tratos mais frequentes em idosos, ...
Você sabe quais idosos são mais propensos a sofrer agressão e maus tratos, como identificá-los, o que fazer para evitar o minimizar o problema, como percebê-las e quando buscar ajuda? O Dr. José Manoel explica e ainda fornece dicas.
Ele ainda ressalta como devem ser os Cuidadores (sendo familiar ou não), como enfrentar esta fase da vida de forma leve, atenuar aquilo que parece pesado, porque acontecem os maus tratos, como "ficar de olho" no idoso não deixando-o sofrer ao ponto de ficar desidratado por falta de cuidados básicos.

Acompanhe também pela internet: www.cnu.org.br/aovivo.asp e pela Net, canal 11 e TVA, 71 1 187. Boa semana!

Nenhum comentário: