segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Turquesa

Em épocas antigas, a turquesa era usada pelos egípcios e também foi considerada a pedra nacional da Pérsia, usada intensamente na decoração de objetos. Fazia parte da cultura, todo navajo das tribos do sudoeste dos Estados Unidos, costumava carregar uma Turquesa pessoal. Turquesa significa “pedra turca”, pois era levada pelos turcos para a Europa. Os turcos a chamavam de “Fayruz”, a pedra da sorte. É uma gema geralmente de cor ciano opaca, que oscila entre o azul e o verde, podendo conter faixas ou manchas escuras por inclusão de prata.

As variedades mais caras são a “robin´s egg blue” (cor azul do céu). Considerada também um símbolo do mar e céu; o mar fala da profundeza da alma e o céu fala da ascensão ilimitada, cujo objetivo: amizade, amor, sorte, cura, proteção.

Hoje, a turquesa continua a ser usada por artesãos Nativos Americanos, especialmente os trabalhadores de metais da tribo de índios americanos navajo. O material vívido encontrado no Arizona é conhecido como Bisbee Blue. A turquesa tem sido muito usada em bijuterias étnicas como as da savanas africanas e das tribos indígenas americanas. E as tendências seguem em pulseiras, colares e brincos.

Nenhum comentário: