sábado, 5 de março de 2011

Exercícios Físicos para a Maior-Idade

Ela descobriu uma nova atividade "Exercícios Físicos para a Maior-Idade" fora de casa, após quarenta e tantos anos de casada, administradora da casa e do lar, do marido, dos filhos, dos netos-filhos (que por força maior se mudaram pra casa dela há quase uma década), profissional, amiga fiel, exercita a fé..., enfim, uma mulher cuja vida se traduz em "Movimento".
Ela mesma, minha mamis querida; e dia desses fui visitá-la e decidi acompanhá-la à aula de ginástica a fim de fazer uma matériazinha. Achei divertido fotografar uma série de exercícios, suas amigas, a personal,... até que comecei a ficar cansada só de olhar -rs. Quanta disposição, pique e flexibilidade - de dar água na boca. Percebo que a idade em minha mãe é apenas um "dado estatístico", que não atrapalha os planos de quem insiste em viver, que não se enrosca, nem se perde em meio a tantas coisas que a vida oferece, tanto boas quanto ruins. As vezes penso que ela tem muito mais sonhos e ambições do que os próprios filhos e netos. Para ela não importa a idade, seu maior desafio pessoal está em "abrir as portas para a vida" e não deixar a preguiça entrar. Quando quer algo, fala cheia de vivacidade com força no argumento. Parece um gigante do alto de seu 1,47 m de altura. Para ela, fazer muito no pouco, nunca é tarde para isso.
Qualquer dia conto aqui, trechos de conversas quando ela vai fazer check-ups médicos... uma comédia!!! E, pra finalizar o dia em que a acompanhei à academia, ela sentou apenas no jardim em frente ao elevador do condomínio onde mora no meio de um verdão imenso com um dos netos e sua cachorrinha, Milu - ambos ofegantes.

Nenhum comentário: