sábado, 17 de julho de 2010

Gastronomia de hoje com Julie & Julia

Enfim, consegui assistir ao tão comentado filme ontem a noite e foi deliciosa tal surpresa proporcionada pela minha "cara metade". Baseado em fatos reais, "Julie & Julia" intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço, estão ambas perdidas,... até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível.
Julia Child é uma americana que passou a morar em Paris (na realidade vivia mudando devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e após escrever um livro para os americanos - diretamente da França, passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. E a protagonista, Meryl Streep foi a pioneira no que é hoje tão comum, os programas televisivos de preparação de pratos; mas não foi tão fácil assim, isso depois de "datilografar" todas as receitas de seu livro, que durou cerca de 08 anos.
A história real de Julie Powell (Amy Adams) - escritora frustrada e que detesta seu emprego, decide cozinhar em um ano as 524 receitas da renomada cozinheira Julia Child (Meryl Streep) do livro Mastering the Art of French Cooking (1961) e narrar suas experiências, tanto culinárias quanto pessoais, num blog. E esse projeto seria realizado ao longo desse ano - exatos 365 dias; o que no inicio era apenas um mero diário pessoal, mas logo se torna um fenômeno mundial.

Ammmmeeeeeiiiiiiiii!!!!! Simplesmente Charmoso e delicioso. Identifiquei-me tanto com elas em alguns aspectos como por exemplo, ambas possuiam uma primeira carreira - Secretária / Assistente, tinham imenso prazer na gastronomia, compartilhavam com maridos prestativos e incentivadores - aliás, eles eram os fotógrafos oficiais de suas criações e as apoiavam nos mínimos detalhes - como isso é importante;

não tinham filhos, eram persistentes, produtivas, gostavam de escrever e - finalmente, ele, o Blog. Há uma cena que é minha: quando o marido de Julie a ajuda montar o blog e sentados um ao lado do outro, ela vai orientando e ele "colocando a mão na massa - ops, nas teclas". Agora imaginem a diferença na mídia impressa, digital,... em 50 anos... Bom, se eu continuar, vou acabar contando todo o filme deste universo da culinária que é muito rico e encantador. Se você é profissional ou dona de casa, gosta de cozinhar e quer incrementar e aprender novos pratos, que talvez esteja em crise de idade, com emprego péssimo e odiando a vida,... coisas assim, tire um momento do dia para assistir este filme e espere um espetáculo de interpretação que é Meryl Streep, como também Amy Adams e "mãos à obra". Bon Apetit!

Nenhum comentário: