sábado, 10 de julho de 2010

Confit de Alho

É sabido que o alho possui inúmeros benefícios para a saúde. Diante de tanta coisa boa a nosso favor, não foi por acaso que vi no Blog Comidinhas do Bem, da Laila, esta receita de Alho Confit. Amei e já estou "publicando aos quatro cantos da Terra"!!!
O Confit originou-se na Franca há algum tempo como forma de conservacão de carnes e consistia em cozinhar a carne e depois guardá-la imersa na sua própria gordura. Hoje os cozinheiros adaptaram essa técnica e fazem confit de praticamente todos os alimentos, cozinhando-os imersos em alguma gordura, sempre a baixa temperatura, resultando em produtos incrivelmente macios.

Ingredientes - Confit de Alho
1 kg de alho roxo
900 ml de óleo de girassol (aproximadamente)
1 raminho de alecrim

Separe os dentes das cabeças de alho, retirando a pelinha branca que os envolve mas mantendo a casca. Coloque todos os alhos numa panela e cubra com o óleo, coloque o alecrim e leve ao fogo bem baixinho para cozer por cerca de 1 hora. Se ameaçar ferver, retire do fogo espere uns 5 minutos e depois volte ao calor. Estará pronto quando apertar um dente e sair um purezinho.
Conforme texto da própria Laila: "Espere esfriar e guarde com todo o óleo num recipiente tampado em geladeira. Use o alho para temperar frangos (para isso esfregue bem, para ter um pure) e carnes. O óleo, você pode usar para regar batatinhas e assá-las, ou fazer uma conserva de pimenta, temperar saladas ...
Use e abuse deste confit! O óleo fica aromatizado com um sabor suave e o alho faz uma pasta super delicada, um alho que permanece agradavel ao paladar, de sabor adocicado... Os dentes ficam com um creminho dentro, sem o sabor forte, conservados em óleo ou azeite por muito tempo.

Huuummmm. Eta creminho booommmm!!! E, numa fatia de pão italiano fresquíssimo fica... não tenho palavras para expressar...

Nenhum comentário: