sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Como manter a saúde em alta

O novo ano já está voando e aos poucos estamos voltando à rotina diária. Para mantermos as baterias recarregadas, desfrutarmos de uma vida mais saudável e como manter a saúde em alta, eis algumas dicas práticas, muito simples, baratas e acessível a todos. Nada além do que já é recomendado regularmente pelos médicos e especialistas da saúde a todas às pessoas, sem restrições de idades. Vamos lá:


1. Cultive o hábito de espreguiçar ao acordar, como um gato. Mexa-se! Alongue o corpo, estique os braços, pernas e pescoço, durante alguns minutos.
O alongamento ajuda a despertar, dá maior disposição e, o que é melhor, impede o enferrujamento;















2. Faça medita ção, ore, busque ajuda de Deus - Criador, para enfrentar o dia; arme-se para encarar qualquer des afio dentro ou fora de casa. Pense positivo. Parece óbvio, mas muitos enxergam apenas o lado negativo em tudo e automaticamente isso os deixa para baixo, ainda mais com uma palavra tão em moda como a crise. Relaxe, "No stress", faça a sua parte e dará tudo certo;

3. Comer de forma saudável é a melhor estratégia para quem quer emagrecer, manter o peso e a saúde em alta. Inicie com o café da manhã; ele deve ser a mais importante refeição do dia, portanto, capriche. Inclua frutas, queijos, cereais, pães integrais (cuidado com aquele pãozinho ou “gostosuras” muito atraentes da padaria); procure comer pequenas porções de 02 em 02h, no máximo de 03 em 03h, conforme ensinam os nutricionistas.

O segredo é não deixar a fome chegar e manter o estômago sempre abastecido. Atenção, se você deseja perder peso, a magreza deve começar pela sua geladeira; abasteça-a com alimentos prontos, saudáveis e leves, lembrando sempre que pequenos (e gostosos) detalhes emagrecem mesmo. Nada de jejum prolongado;

4. Caminhe o máximo que puder, de preferência pela manhã. Pode ser com você mesmo ou com seu amor, seu cãozinho, seus amigos, se possível - todos os dias, se não der, pelo menos 03 vezes por semana, por meia hora (sabia que o sol da manhã estimula a produção de vitamina D e deixa seu organismo mais saudável nessa hora?). Além de ser bom para o coração, manter a linha e oxigenar o cérebro, a caminhada afugenta a depressão e te deixa pra lá de disposto.
Caso não possa “se vestir” adequadamente para tal atividade ou não tenha tempo, aproveite os momentos que terá que fazer compras, serviços de rua e caminhe – não em passos de vitrine, mas com passos firmes e sem pensar em distrações como gastar indevidamente, por exemplo, sem necessidade. Seja coerente, o objetivo é relaxar e como diz a minha mana, Cal: "a vida é movimento.";

5. Beba muita água, como estamos acostumados a ouvir, no mínimo dois litros por dia (achou muito? Que tal 08 copos de 250 ml?). Ela hidrata a pele, combate a fermentação, gases, “desembola” as fibras, desintoxica o interior;

6. Além de cultivar hábitos tão saudáveis, pratique um hobbie, trabalhe com afinco na área em que gosta - mas sem vício, não como fuga; faça uma bela faxina - faz muito bem pra saúde mental, física e "ambiental". Cuide dos relacionamentos... seu corpo produzirá endorfinas (bem-estar) e agradecerá, combatendo o estresse.

Use a criatividade para inventar novas maneiras de administrar suas dificuldades. Se você não gosta de cozinhar, praticar caminhada e exercícios, busque ajuda: compre revistas voltadas para o assunto como "Boa Forma", "Dieta Já", "Pense Leve" e muitas outras; elas são ótimas (as citadas, são minhas preferidas) e sempre servem como incentivo para quem deseja iniciar uma reeducação alimentar, esportiva, ou seja, viver com maior qualidade de vida. Nelas há vários cardápios montados, sugeridos por nutricionistas a fim de orientar e facilitar a sua vida e o seu entendimento. Corra atrás e vença qualquer desinteresse que a faça desistir.
Por fim, cultive jardinagem, uma horta, mesmo que more em apartamento e jogue fora as idéias infelizes, os velhos padrões de pensamentos, sentimentos negativos e idealize um novo projeto para sua vida. Para alguns, parece difícil, mas as grandes mudanças começam com apenas um passo, pequenas atitudes, metas razoáveis. Se você pretende manter ou perder peso, conte com os alimentos e exercícios que solucionarão boa parte de seus objetivos; além do mais prevenirão muitos problemas para o seu corpo e a sua mente. Além de retardar o envelhecimento, você ganhará energia, aumentará a resitência e o rendimento, de forma prazerosa e porque não dizer, "light".

"Uma caminhada de mil milhas, começa com apenas um passo".
Provérbio chinês

Nenhum comentário: