segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dicas para Organizar os Armários

Nada de viagem neste feriadão? Então mãos à  obra para adiantar as "faxinas internas" de fim de ano e ganhar tempo - lá na frente ao enfrentar as loucuras das festas - para colocar seus armários em dia.
Separe tudo que não serve mais em você e doe para uma entidade ou amiga de sua escolha. Mas lembre-se que se a roupa está velha demais pra você, também estará para outras pessoas.
Abaixo algumas dicas de como gastar poucos minutos (ou no máximo algumas horas para algo mais elaborado) para deixar seu armário organizado, cheiroso, repaginado... Defina metas caso perceba a bagunça geral que está "na área", inclusive as gavetas. Por exemplo: hoje, organize a parte das roupas penduradas, amanhã - a seção de lingeries, ou a de jeans, depois os acessórios, os calçados e assim por diante.

Vamos lá?

- Se você não mora sózinho(a) chame os outros moradores da casa para participar do "faxinão". Isso inclui marido, filhos - mesmo crianças, inclusive, oriente-a em relação aos brinquedos em desuso.

- Primeiro separe tudo o que precisa de conserto, o que vai para a lavanderia e o que você não usa mais para doar (há quem prefira vender) e no caso de papelada, lixo mesmo. Nada de apegos a peças ou coisas que você não usa mais.

- Limpe o armário e faça uma prevenção contra a umidade utilizando produtos vendidos em supermercados. Amo lavanda, mas devido à alergias me limito a um pano com álcool.
- Os cabides iguais aparentam organização e devem ser apropriados para cada tipo de roupa - tenho uma coleção de cor preta.

- Peças penduradas amassam menos e são bem mas fáceis de serem encontradas.

- Pendure por tipo ou cor (das claras para as escuras ou vice-versa).

- Vestidos de festa ficam em caixas, na parte de cima do armário.

- Se você trabalha fora, monte kits de conjuntos e pendure-os: terninhos com blusas, acessórios, calçados -  fica bem mais fácil na hora da pressa logo cedo.

- Nas gavetas ficam as roupas íntimas, meias, pijamas, camisolas, roupas de ginástica, praia, etc.

- Se preferir, use organizadores para colocar na gaveta - podem ser encontrados nos supermercados.

- Pashminas, lenços, echarpes, gorros, cachecóis e luvas podem ficar em uma caixa decorativa de papelão ou MDF (aproveite e faça uma decoupage, fica um charme) - tenho várias.

- Limpe (e engraxe, se é de costume) os sapatos.

- Bolsas mais utilizadas ficam na frente e as de festas na parte de trás dos armários.

- Preencha as caixas de couro e de tecido mole com papel de seda para que fiquem em pé e não deformem.

- Nos meses de calor, guarde os cobertores e edredons em sacos a vácuo (espaço com diminuidores de
volume para o cobertores, edredons). Economiza, e tanto, espaços.

- Há um site que vende pela internet e nos States você acha também (clique na palavra site e entre no link direto para o endereço).

O saldo dessa aparente trabalheira toda é bem positivo. Esse tipo de organização que só você pode fazer, promove um bem estar tão grande que chega a ser terapeutico. Às vezes descobrimos coisas que nem lembrávamos e podemos colocar em uso substituindo-as pelas antigas e sem vida.

Lembre-se que em tudo na vida - no que diz respeito ao bom andamento de uma casa, também, desapego é terapia.

Nenhum comentário: