quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia Mundial da Televisão - World Television Day

Em 1926, o inglês John Logie Baird realizou as primeiras transmissões pelo ar. E em 1935, a Alemanha inaugurou a transmissão oficial da televisão no mundo. Pouco a pouco os outros países também foram aderindo a televisão, inclusive o Brasil, há 62 anos e hoje ela é meio de comunicação mais poderoso e fundamental para promover uma variedade magnífica de programamão: notícias do mundo todo, novelas, filmes enfim, informação, entretenimento, conhecimento, atualização...
Quem diria que esta "Caixa" fosse mudar o mundo, gerando comportamentos e ditando regras - sim, de forma direta ou indireta ela se impõe e cada um que examine tudo e retenha o que realmente é bom e vale à pena. Assuntos dos mais diversos: não apenas telejornalismo, mas uma gama de interesses para reunir o cotidiano como cultura, arte, moda, gastronomia, turismo, política, esportes, ciência, e muito mais.

Que a televisão seja uma excelente ferramenta de progresso. É fato que ela nos ajuda a descobrir o mundo que nos rodeia, a ter informação dos lugares mais remotos e dar à luz aos recantos obscuros onde dominam a ignorância e o ódio. Que a (rica e poderosa) indústria da televisão que está numa posição ideal para promover a compreensão e a tolerância mútuas possa produzir conteúdos que nos falem não só dos que têm tudo, mas também dos que não têm nada.

Nenhum comentário: