sábado, 6 de outubro de 2012

História do Brigadeiro

Da vovó para as lojas descoladas, a era dos brigadeiros gourmet feitos com chocolates importados e ingredientes diferenciados tem conseguido um espaço cada vez maior, inclusive como opção de presentear a quem se ama. Para Laila Caminha, doceira do Sweet Dreams Brigadeiro “A diferença entre um brigadeiro tradicional e um gourmet está apenas na qualidade dos ingredientes utilizados. O brigadeiro é 100% brasileiro e adorado por todos, crianças e adultos. A paixão sempre existiu, mas agora ele está sendo mais valorizado na nossa cultura”.
Os brigadeiros gourmet invadiram o mercado com a combinação perfeita entre sabor e estilo. Gostosos e vistosos, os sabores tradicionais e inusitados ainda vêm embalados com tecidos coloridos, panelinhas, potinhos, caixas e marmitinhas. “Brigadeiro é um presente que mostra muito carinho. Ele tem um valor sentimental, um gosto de infância”, explica Taciana Kalili, dona da Brigaderia.
Uma curiosidade que o doce surgiu durante a campanha presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes, em 1945. Para ajudar o militar que era “bonito e solteiro”, como dizia seu slogan de campanha, as eleitoras começaram a fazer os docinhos de chocolate para trocar por doações e ajudar o galã. O brigadeiro se popularizou nas festas da época, mas o mesmo não aconteceu com o candidato, que perdeu para Eurico Gaspar Dutra. Outros dizem que o “negrinho", como é conhecido em algumas partes do Brasil, foi dado a Eduardo por uma senhora mineira, que queria agradar o militar e, no final, acabou conquistando muita gente.
Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário: