terça-feira, 24 de julho de 2012

Morango é Bom, Bom, Bom - Demais... Strawberry is Good, Good, Good - Other ...

Além da beleza, cheiro e visual, o morango é uma fruta deliciosa. A maioria das pessoas gostam muito e a apreciam em épocas de safra, ocasião que procuram aproveitar bastante esta frutinha vermelha rica, maravilhosa e, bem poderosa. Ao natural, em sucos, misturadas em saladas de hortaliças, doces, geleias, sorvetes, recheios de bolos, sobremesas (com chocolate então, ficam incríveis) e até em pratos salgados, como uma receita de risoto de morango - qualquer dia coloco aqui..., por exemplo, ficam incríveis.Recente estudo europeu constatou que o morango é uma fruta excelente em vários aspectos. Ela é rica em vitamina C e ajuda a fortalecer os dentes e os ossos; age também contra o envelhecimento do organismo, pois em sua fórmula existem agentes que atuam contra os radicais livres; ela ainda protege o estômago e evita lesões na mucosa gástrica prevenindo doenças como a úlcera e a gastrite quando consumidas regularmente. Por conter ferro, auxilia o sangue e, consequentemente, a pele, pois também contém vitamina B5, conhecida como niacina que tem a função de evitar além de vários problemas do aparelho digestivo, o do sistema nervoso.


E o combate a tantos males não para por aí e se estende por gerações. Schulze, Hoffmann e Galibert recomendavam o morango como remédio contra os catarros pulmonares. Gessner e Boerhave receitavam o morango para combater os cálculos e diziam que o morango tem propriedades anti-úricas. Gelnecke dizia que o morango expulsa os vermes, inclusive a solitária.


Médicos afirmam que o morango é bom para as areias vesicais, os cálculos biliários, a gota e o artritismo. Para tratamento das pedras da bexiga, suco de morangos espremidos e tomado logo de manhã (uma colher de sopa), alivia as dores e previne a formação de novos cálculos.


Numerosos clínicos apregoam a eficácia do morango no combate à gota, enfim, frutos, folhas e raízes são empregados na medicina doméstica para combater tantas enfermidades. Já que os morangos podem exercer um efeito tão grande na prevenção (e cura) de tantas doenças, vamos aproveitar esses benefícios e nos encher de vida e saúde, não é mesmo? Apesar de nutricionistas orientarem que o ideal é ingerir a fruta inteira, sem picá-la (bom, eu consigo comer uma caixinha inteira, daquelas que tem umas 30 frutinhas mais ou menos...), pois ao cortá-la reduz-se a quantidade de vitaminas presentes, podemos explorar um festival de receitas, usando o bom senso, certo?

Nenhum comentário: