quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Em Algum Lugar do Caribe...

Localizada na península de Yucatán, no sul do país, a cidade mexicana Tulum preserva história do povo maia ao lado do mar do Caribe. Tulum preserva um sítio arqueológico murado com mais de 60 estruturas utilizadas a partir do século 13 pelo povo maia e é onde a América do Norte se separa da América Central.


Cancún foi literalmente feita para o turismo. Há cerca quarenta anos, era apenas um sonolento povoado de pescadores. Foi então que investimentos intensivos transformaram 23 km de costa em cenário de uma das maiores praças hoteleiras à beira-mar de todo o planeta. Esse cardápio de atrações e a facilidade de se chegar à cidade - 90 minutos de carro desde Cancún - fizeram com que Tulum entrasse em dez entre dez listas de destinos obrigatórios em 2012.

Como se não bastasse a importância histórica, um atrativo extra é o fato de as construções estarem localizadas à beira do mar do Caribe. De um lado, palácios e templos religiosos. Do outro, quatro tons de azul colorem o mar tranquilo na praia de areia branquíssima e finíssima.


Piscinas de água natural e cristalina dentro de grutas, restaurantes com pratos tradicionais locais e internacionais em versões inventivas, esportes radicais como o kitesurf, prática de ioga na praia e spas de relaxamento e beleza.


Hoje, norte-americanos, europeus, japoneses e, também, brasileiros visitam Cancún e arredores, onde o destaque são as ruínas maias de Tulúm, sítio arqueológico que dista 113 km na direção sul, e, ainda, o mergulho subaquático em locais próximos, caso das ilhas Mujeres e Cozumel.
Outro dado importante é que nos séculos 16 e 17, Tulúm se tornou um refúgio para piratas espanhóis, ingleses e holandeses. Já o turismo propriamente dito abriu os olhos para a região nos anos 1960, quando o pioneiro do moderno mergulho subaquático Jaques Cousteau (1910-1997) esteve em Cozumel.

Nenhum comentário: