quarta-feira, 21 de abril de 2010

Parabéns, Brasília!!!

Brasília completa 50 anos nesta quarta-feira. Conheça a história de alguns dos moradores da cidade, que já se orgulham e se apaixonaram pela cidade.
Assista o vídeo, pois a reportagem é bacana, feita pela repórter Gioconda Brasil, diretamente de Brasília.


"A festa começou de madrugada, meia noite, com centenas de pessoas fazendo uma contagem regressiva. No Museu da República foi montada uma enorme tela para mostrar imagens da cidade e de seus personagens históricos.

Às sete da manhã, os sinos de todas as igrejas tocaram juntos. Foi só o começo de uma festa que vai durar o dia todo. Hoje o brasiliense saiu de casa para mostrar o orgulho que sente da capital do país.

Cidade fria, sem esquinas, ilha da fantasia, um mar de corrupção. Para muita gente de fora daqui é assim que capital do país, hoje cinquentona, pode ser resumida.

Essa visão que o Brasil tem da cidade é muito diferente de quem escolheu Brasília para viver. A família da dona Hilda está aqui desde a inauguração. Já são quatro gerações. Nós vamos conhecer melhor essa história.

Chegamos num dia de festa. Aniversário da dona Hilda. 90 anos, momento de recordar a vinda da família para cá.

“Foi bastante difícil, porque saí do meu conforto para entrar em uma cidade que não tinha nada”, diz dona Hilda Martins, pioneira.

Ela veio do interior de São Paulo, com o marido, o seu Cícero - já falecido - e tiveram quatro filhos. O mais velho - Roberto se casou aqui com a Lucimara. Também tiveram quatro filhos. Entre eles, a Roberta que já providenciou mais uma herdeira. A Carolina.

“A gente tem pessoas que são do país inteiro e que elegeram Brasília como sua cidade”, se orgulha Roberta Guaragna, advogada.

Filhos, netos, bisnetos, genros, noras, cunhados. Cinquenta anos de amor pela capital. “Eu adoro Brasília, devo tudo a Brasília. Só isso”, diz José Roberto Martins, funcionário público. “Não gosto quando falam mal de Brasília, eu saio em defesa mesmo, eu acho injustiça, não gosto”, conta Consuelo Martins, funcionária pública.

A cidade que um dia foi projeto, ganhou vida, tem 2 milhões de habitantes. E muitos problemas comuns às grandes metrópoles: violência, engarrafamentos, hospitais lotados. Mas hoje é dia de festa, dia de falar coisa boas. E de tentar traduzir Brasília para o resto do país.

Lívia Machado espera Laís: “Eu quero uma Brasília limpa, feliz, com a politica limpa também e cheia de alegria”.

Dayana Lessa quer que a filha que está chegando, Maria Clara, sinta a cidade do mesmo jeito que ela. “Eu quero que ela realmente tenha essa imagem que eu tenho de gostar de ter nascido em Brasília, de apreciar e de falar: eu moro em uma das melhores cidades do país".

Nenhum comentário: