sexta-feira, 2 de abril de 2010

Canelone de Bacalhau - Baccalá alla Rucola Picante

Não havia planejado publicar mais nada hoje em relação a dicas para este consagrado feriadão; mas ao ver esta receita, não resisti.

Estamos cansados de saber que o bacalhau é o peixe mais consumido durante a Semana Santa. Um dos pratos mais conhecidos são: "Bacalhoada e/ou à Portuguesa, geralmente cozidos com batatas e regado a um bom azeite, ovos cozidos, pimentões, temperos e azeitonas".

No entanto, para inovar no preparo do bacalhau, Globo Rural foi atrás de uma receita diferente.
O Canelone de Bacalhau, criado pela chef Silvia Percussi, do restaurante Vinheria Percussi, de São Paulo, SP ou "Baccalà alla Rucola Picante" preparado especialmente para a Páscoa, é uma receita leve que mescla massa fresca, molho branco e bacalhau desfiado. As ervas, os tomatinhos e os brotos de beterraba coplementam e dão charme ao prato.

Ingredientes para a massa:
300g de farinha de trigo, 2 ovos inteiros, Sal a gosto
Preparo:
Faça um monte com a farinha e coloque os ovos batidos no centro. Tempere com sal e vá misturando até obter uma massa homogênea e soltar das mãos. Cubra e deixe descansar durante 30 minutos.

Em seguida, abra a massa com a ajuda de um cilindro até chegar à espessura desejada. Corte então os quadrados de 10 cm x 10 cm. Cubra a massa fresca com um pano úmido.

Para o molho:
2 xícaras de rúcula de primeiro corte lavada e seca, Azeite quanto baste, 2 colheres (sopa) de pinoli, 2 dentes de alho, queijo parmesão a gosto, sal grosso a gosto.
Preparo:
Em um liquidificador bata o alho com o pinoli, acrescente a rúcula, e em seguida o parmesão, o pinoli e o azeite até chegar à consistência fluida de um molho. Reserve.
Para o recheio:
1 cebola picada, 1 dente de alho socado, 500g de bacalhau desfiado já dessalgado, ½ cálice de vinho branco, 500g de molho branco, Ervas finas de sua preferência, frescas e picadas 2 colheres (sopa) de parmesão ralado, azeite, pimenta do reino fresca a gosto, Sal a gosto.
Preparo:
Em uma panela refogue o alho e a cebola no azeite, junte o bacalhau e refogue, regue com o vinho branco e deixe evaporar. Coloque o sal e a pimenta, em seguida acrescente o molho branco, até ficar com um molho encorpado não líquido, pois ele vai rechear a massa. Junte ainda as ervas e o parmesão. Reveja o sal e deixe esfriar.

Estenda um pano úmido sobre a superfície de trabalho. Em seguida pegue um a um os quadrados de massa e alinhe-os sobre o pano, sem sobrepô-lo. Coloque um pouco do recheio frio sobre cada retângulo e enrole. Em um refratário untado com manteiga disponha os canelones enfileirados e sobre estes coloque o molho de tomates.

Pincele a massa com manteiga sem sal e polvilhe um pouco de parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 180°C para gratinar. Em seguida coloque o molho sobre a massa e sirva.
Deu pra sentir firmeza, não é? Corra, que ainda dá tempo e depois me conta como foi, OK?

Um comentário:

Paula Pacheco disse...

Rose que bom que vc não resistiu e mandou ver esta receitinha maravilhosa, que lindo prato e os ingredientes bom demais,
bjs e otima Pascoa
Paula