sábado, 3 de abril de 2010

Amigos de Verdade, "Conserva-se!"

"Amigo é aquele com quem podemos abrir sem receio e derramar do coração grão e palha. Sabendo que o mais gentil das mãos os irá peneirar, guardando tudo que vale a pena guardar e, num sopro de bondade, lançando longe a palha que restou." - Provérbio Árabe

Carlos, eu, Vera e Ricardo Guttierrez
Delíííciiiaaa de sábado em pleno meio de feriado. Receber velhos amigos (velhos mesmo, pois nos casamos no mesmo ano: eles em fevereiro e nós em setembro de 88; respectivamente, eu noiva no casamento deles apresentada à ela, pelos maridos) para um almoço, quebrar o ritual do "sábado também é dia útil"; sim, muito útil para receber quem a gente gosta, comer o que todos gostam - uma bela massa fresca, por exemplo, e trocar boas gargalhadas e experiências que o tempo se encarregou de acumular.
Carlos Ricardo, Davi e Raquel
Encontrar um verdadeiro amigo é, em muitos aspectos, como descobrir a felicidade, a riqueza, um tesouro... A alegria real - aquela que mora bem lá no fundo, raramente é alcançada quando passamos o tempo todo à sua procura. Numa amizade sadia, enriquecedora, o risco de não fazer nada raramente é uma ameaça.
Davi, eu (não sou tão baixinha assim, ela é que está alta) e Raquel
Leva tempo para se descobrir onde se encontram mesmo os diamantes da amizade. A princípio, eles talvez não tenham nenhuma aparência de diamante, podem parecer tudo, menos diamantes. Mas ao nos aproximar, apropriar-se, cultivar e entregar-nos a eles - sem reservas, o retorno é de um preço impagável. às vezes, leva tempo transformar relacionamentos em amizades que durem a vida inteira, é um investimento de longo prazo, mas com a semeadura do dia a dia - aquela estória ce "cultivar uma plantinha".
Como estas "lindas crianças" cresceram! Faltou o mais velho, João Ricardo - ficou de plantão por estar saboreando o segundo ano de medicina - já coloca "as mãos na massa" (fico devendo a foto dele aqui). E pensar que os conheci na barriga da mãe - literalmente, um de cada vez... E hoje em dia, fotos de família e/ou de amigos se olha assim: no laptop...
Pense nisso: o que dizer dos diamantes da amizade espalhados em "seu quintal", a sua volta? Você está andando sobre riquezas imensas todos os dias. Porque não se esforça para investigar o que realmente possui? Diminua a marcha, faça uma sondagem, dedique o tempo necessário para conhecer (e desfrutar) aqueles de quem afirma gostar. Vale a pena!

Nenhum comentário: