domingo, 10 de julho de 2011

Dia Mundial da Pizza! Vai um Pedacinho aí????

Salgadas ou doces, com massa grossa, fina, bordas recheadas e recheios inusitados, assim são as pizzas na capital brasileira da gastronomia, na qual 10 de julho é comemorado o "Dia da Pizza". Instituído no calendário paulistano em 1985, pelo secretário de turismo Caio Luís de Carvalho (em 10 de julho - por isso, comemora-se neste o dia). São Paulo (depois de Nova York), é a segunda cidade que mais tem pizzarias no mundo. Milhares de estabelecimentos espalhados no território paulistano servem pizzas redondas bem diferentes das clássicas napolitanas.
Foto: Divulgação

As primeiras pizzarias surgiram na Itália, em Nápoles, na segunda metade do século XVIII. Mas a bolacha de massa branca e sem cobertura só ganhou adição de molho de tomate no século seguinte. Com a criação da redonda por Raffaele Esposito, em 1889, ela se consagrou. A "popular" margueritha homenageava a rainha de mesmo nome, e levava as cores da bandeira do País unificado na mesma época: o vermelho - do molho, o verde - do manjericão e o branco - da mussarela.
Uma receita especial no dia da pizza cuja festa movimenta os restaurantes da cidade, dá direito a uma gigante, preparada, pela quinta vez, pela Associação Pizzarias Unidas e este ano foi servida uma marguerita com 2,40 metros de diâmetro, no dia dia 9, numa Instituição de meninos.


A pizza brasileira ganhou identidade própria devido a necessidade de substituir os ingredientes originais pouco encontrados por aqui, por exemplo: o manjericão foi trocado por orégano seco e a redonda ganhou mais tomate, queijo e uma porção de outras coisas. A criatividade dos paulistanos gerou inúmeras receitas apetitosas - algumas consideradas esquisitas, na década de 1980 e nunca mais saíram de cartaz. Abobrinha, berinjela, rúcula com tomates secos, shiitake, shimeji, champignon, quatro queijos e por aí afora, são algumas delas.


Dá pra entender o ditado: "Tudo termina em pizza!"? A prática se tornou lei não apenas na capital paulista, mas no mundo, transformando sextas-feiras, sábados e domingos - à noite, em dias oficiais para se deliciar com tamanha gostosura, a pizza.


Nenhum comentário: