terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio - Dia do Trabalho. E a Luta Continua Pelo Mundo...

Diversidade nas comemorações do Dia do Trabalho nesta terça-feira, dia 1º de maio. Todo o ano a mesma coisa: Discursos, greves, protestos, prisões, violência, manifestações das mais diversas correm o mundo devido a tanto desemprego, inclusive na Europa.

Destaco aqui algumas imagens do dia, aliás em em São Paulo, o clima foi mais tranquilo, numa mistura de festa; centrais sindicais CUT (Central Única dos Trabalhadores) reuniram forças e animação. Foram realizadas no Vale do Anhangabaú com música, comilanças e, até sorteio de carros houve...
Barack Obama fala aos soldados na Base Aérea de Bagram, no Afeganistão e assina acordo de aliança estratégica com presidente do Afeganistão.

Em breves declarações durante a cerimônia de assinatura no palácio presidencial na capital afegã, o presidente americano declarou que com o acordo "estamos comprometidos a substituir a guerra pela paz". O acordo estabelece o novo marco de cooperação entre os dois países uma vez que se complete a retirada das tropas da Otan em 2014 e terá uma vigência de dez anos.

Na imagem, manifestante é preso pela polícia durante protesto do "Occupy Wall Street" pelas ruas de Nova York.

Nas Filipinas, 3.000 pessoas seguiram até o palácio presidencial em Manila exibindo retratos do presidente Benigno Aquino em que ele aparece como um cachorro sob as ordens dos capitalistas estrangeiros. Manifestantes queimam imagem do presidente durante o protesto em Manila. Na Indonésia, 9.000 pessoas saíram às ruas da capital, Jacarta para reclamar aumentos de salários e a falta de segurança no emprego. Quarto país mais povoado do mundo, com 240 milhões de habitantes, a Indonésia conhece um dos crescimentos mais elevados do mundo, com um índice anual superior aos 6% graças, em grande parte, a seus importantes recursos naturais.


Os manifestantes saíram às ruas de Madri para criticar os cortes sociais e a reforma trabalhista realizada pelo governo conservador espanhol. Exibindo uma enorme faixa com os dizeres "Querem acabar com tudo. Trabalho, dignidade, direitos", os trabalhadores percorreram o centro de Madri, da Praça de Netuno até a conhecida Porta do Sol, onde aconteceu um comício de líderes sindicais.

Partidários do partido comunista marcham em passeata para marcar o dia do trabalho em São Petesburgo, Rússia.

Um homem usa uma máscara Guy Fawkes (associada à comic novel "V de vingança") durante comício no coração da maior cidade da Turquia, Istanbul.

Uma imagem para quebrar o clima de dureza e violência: cão usa óculos escuros dentro de carro em Budapeste, Hungria. Bombeiro paquistanês observa riquexós em chamas após atentado a bomba em Quetta, Paquistão. A explosão que era direcionada às tropas paramilitares matou dois civis e deixou várias pessoas feridas segundo a policia local.

Sangue dos fundamentalistas islâmicos que são detidos pela polícia em Solingen, Alemanha.

Até animais foram atingidos de alguma forma, no caso, pela natureza. Cisnes passam flutuando pela inundação que atingiu a cidade de Worcester, Inglaterra. Ao fundo a torre da catedral de Worcester.

Trabalhadores da Confederação das Uniões de Comércio (KCTU) marcham para reivindicar melhores condições aos trabalhadores temporários pelo centro de Seul, Coréia.

Trabalhadores paquistaneses protestam em Islamabad, Paquistão.

Polícia avança em manifestantes durante marcha em celebração ao dia de hoje, em Turin, Itália.

Partidários do partido comunista grego, inclusive muitas mulheres, participaram de protestos em Aspropyrgos, Grécia.

Um comentário:

Mary disse...

Wars and rumors of wars increasing worldwide.