segunda-feira, 14 de maio de 2012

Hardware Cerebral

Muito interessante esse texto que recebi de minha amiga Márcia Lilla sobre o fato de falar dois idiomas. Vamos lá, sempre aprendendo...


Ser bilíngue "refina" o sistema nervoso auditivo, permitindo filtrar melhor o que se ouve.E isso melhora a atenção e a memória de trabalho.

Viorica Marian e Nina Kraus, da Universidade Northwestern (EUA) descobriram como isso ocorre em nível fisiológico. Ou seja, ser bilíngue afeta o "hardware" cerebral. Atenção, inibição e memória.

Os cientistas descobriram que o fato de falar dois idiomas altera a forma como o sistema nervoso responde aos sons. "As pessoas fazem palavras cruzadas e outras atividades para manter suas mentes afiadas. Mas as vantagens que descobrimos em falar dois idiomas vêm automaticamente apenas do fato de conhecer e usar dois idiomas," afirma Marian.

"Parece que os benefícios do bilingualismo são particularmente fortes e amplos, e incluem a atenção, a inibição e a codificação do som," completa a pesquisadora.Os pesquisadores planejam fazer, a seguir, uma nova pesquisa para descobrir se os mesmos efeitos são obtidos quando se aprende um segundo idioma mais tarde na vida, e não enquanto jovem, como ocorreu com os participantes do estudo.

Filtrar barulhos. Os experimentos compararam a resposta cerebral a sons complexos de pessoas que falam inglês e espanhol e pessoas que falam apenas inglês. Em um ambiente silencioso, o cérebro dos dois grupos se comportou de maneira muito similar.

Mas, em um ambiente de barulho, os bilíngues saíram-se muito melhor. "Com a experiência de ajustar a atenção, o sistema auditório dos bilíngues torna-se altamente eficiente em processar automaticamente os sons, " disse Kraus.

Já se sabia que falar dois idiomas acelera desenvolvimento cognitivo de criança. Outra pesquisa, realizada na mesma universidade, também já havia demonstrado que falar dois idiomas retarda sintomas de Alzheimer.

Nenhum comentário: