sábado, 17 de março de 2012

Lasanha de Cogumelos Frescos, Catupiry e Espinafre

Amo massas, espinafre, queijos, cogumelos, ou melhor, bons pratos, no geral. Procuro sempre colocar uma folha verde escura em todas as refeições e quando vi esta receita no blog http://comidinhasdobem.blogspot.com/, não resisti. Experimente, é maravilhosa!




300 grs de massa fresca de lasanha; 600 grs de cogumelos frescos cortados; 450ml de creme de leite fresco; 1 cebola média, cortada em cubinhos; 1 dente de alho; 2 ramos de tomilho fresco; 200 grs de catupiry; 150 grs de queijo prato fatiado; 1 maço de espinafre; sal e pimenta do reino fresca; um fio de azeite; 1 colh de sopa de manteiga; 50 ml de vinho do porto.



Numa wok, derreta a manteiga e refogue a cebola, quando ela estiver molinha, coloque o tomilho(inteiro mesmo) e o alho. Espere um tantinho até dourar, e com o fogo bem alto adicione os cogumelos. Tempere com sal e pimenta, isso ajudará os cogumelos a soltarem a água, e assim que tiver aparecer uma quantidade de liquido na fundo da panela junte o creme de leite fresco e o vinho do porto, cozinhe em fogo baixo por 10-15 minutos , ou até o creme de leite ficar escurinho. Corrija o sal e reserve.



Aqueça bem uma panela, coloque um fio de azeite e despeje as folhas do espianafre, previamente lavadas. Abafe com a tampe e deixe 2-3 minutos, até estarem bem verdonas. Escorra a água e tempere com sal. Reserve.



Coloque uma panela com água a ferver e um fio de óleo. Cozinhe as folhas de massa e ao tirar coloque num bowl com água fria, isso as manterá separadas e interromperá a cocção.



hora da montagem... Separe um refratário e coloque um fio de óleo na base, despeje uma concha do molho de cogumelos (tente não pegar os pedacinhos, só o liquido), cubra o refratário com massa, agora uma camada de cogumelos, mais uma camada de massa, uma camada de espianafre, fatias de queijo, massa e assim sucessivamente. Termine com cogumelos e catupiry.



Coloque no forno a 200 graus e deixe até ela borbulhar. Não se preocupe a Lasanha te avisa pelo delicioso perfume que está na hora de você devorá-la!

Nenhum comentário: