terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A Gravidíssima de Taubaté

Ela virou notícia na mídia, nos últimos dias pelo fato da gravidez múltipla de "04 Marias". A professora e proprietária de uma escola infantil, Maria Verônica Vieira, 25, está grávida de quadrigêmeos, Ela e seu marido, o metalúrgico Kleber Eduardo Vieira, 37, são pais de um menino de quatro anos, Kauê, e vivem um caso raro.

Segundo o obstetra Helvio Bortolozzi Soares, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a probabilidade de uma mulher ficar grávida de quadrigêmeos univitelinos, sem tratamento, como neste caso, é de 1 para 658,5 mil, e segundo ele, a gestação é de alto risco porque pode provocar trombose e pré-eclâmpsia (aumento súbito na pressão arterial).

A surpresa veio aos poucos: o primeiro ultrassom mostrou apenas dois bebês. Em outubro, "apareceu" mais um. Pelo tamanho da barriga, porém, a família já desconfiava que vinha mais criança por aí. Na 34ª semana de gestação - a gravidez dura cerca de 40 semanas, Maria Verônica precisa encomendar suas roupas, dorme "quase sentada" e tem dificuldade para andar (fica o tempo todo descalça porque, com os pés inchados, eles "não entram nem Havaianas"). Até o momento, ela diz ter engordado 30 quilos.


Em gestações múltiplas, diz o obstetra, o mais comum é que os bebês nasçam com baixo peso e prematuros, até a 33ª semana de gestação, mas "Ela tem sorte, ultrapassou o limite de prematuridade", afirma Soares. "Se ela fizer um bom pré-natal, há chance de os quatro bebês nascerem saudáveis, mesmo com o peso menor que o normal".


A cesárea está prevista por volta do dia 20/01. Quando as Marias nascerem (Klara, Eduarda, Fernanda e Vitória), o casal pretende vestir cada uma com uma cor diferente para identificá-las.


Que venham as "04 Marias" - normais e abençoadas!

Um comentário:

Paula Pacheco disse...

Rose, ótimo 2012, menina, vi na TV somente a "barriguinha", depois me contaram do que se tratava, fiquei pasma com o tamanho que ficou, ams Deus é muito bem e tomara que de tudo certo para ela,
Paula