terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ano Novo, tempo de recomeçar...


O Ano Novo está às portas. É um tempo para se fazer um balanço de tudo que passou: o que deu certo, o que não deu; o que não foi concluído mas parece que continuará a dar certo, e prosseguir. É a época do ano em que mais analisamos nossas conquistas e o que despretensiosamente aconteceu como algumas supresas, alegrias, mas também as doídas e inevitáveis perdas.

Planejar é algo necessário, seguir cada dia se programando, sem esquecer de que a vida também pode ser simplesmente vivida e "editada" - gostosamente, deixando-nos mais completos e sempre "deletando" o que foi suplérfluo. Sim, é possível, mas o corre-corre diário faz com que muitos de nós esqueçam regras básicas para ter um dia mais feliz e agradável. E com o acúmulo dessas tais regrinhas não praticadas, vem o cansaço, as pendências, e por fim o estresse, tirando todo o brilho do que realizamos de bom.

Aprendi com uma grande amiga e sempre procuro pensar assim: "Hoje é o primeiro dia do resto de minha vida". Sou produto do passado mas não serei prisioneira dele, por mais que tenha gerado frustrações e um gosto amargo, não importa o que já aconteceu, HOJE é o dia, meu presente para superar problemas passados e criar oportunidades para suplantá-los. O fim das coisas é melhor do que o início delas, ..." e por aí vai.

Uma outra dica preciosa é que precisamos parar de desperdiçar nossos dias com o acúmulo de tristezas, raivas, picuínhas e, lamentos. Devemos procurar viver a boa vida que Deus nos proporciona. Neste peíodo do ano, as pessoas estão mais dispostas a dar e receber carinhos, abraços e palavras de paz, conforto, incentivo, encorajamento. Se for preciso, PERDOE e deixe-se perdoar. Você não imagina como "cadeias" são quebradas, quando resolvemos ouvir (e ser ouvido), perdoar e recomeçar.

Pra finalizar, tente ser uma pessoa grata. Abra seus armários: você tem roupas, calçados, alimentos, geladeira com o trivial, ou até mesmo "coisinhas gostosinhas", uma tv, livros, e muitas outros tipos de... entretenimento? Então agradeça! Se estiver enfrentando situações difíceis, não desanime, lembre-se de que pode recomeçar, mesmo que tenha fracassado.

Olhe à sua volta, não apenas para os bens materiais, mas para tudo: familiares, amigos, a natureza - sol, lua, estrelas, o mar, ..., parece tudo tão "simplista", tão "bobinho", mas não é. No fundo, as maiores riquezas de nossas vidas são os motivos citados, e se pararmos pra pensar, ficaremos boquiabertos. Tudo é aprendizado e no fim "todas as coisas acabam cooperando para o bem daqueles que amam, principalmente a Deus, o Bem Maior, o Justo, o Criador".

Posicione-se: HOJE, último dia do ano, é um grande dia de novos começos, pois as coisas velhas ficaram pra trás. Vamos fazer uma faxina na alma e na casa, conforme publiquei há umas duas semanas atrás? Se temos a semente de Deus em nós, não há o que temer; Ele quer (e pode) nos ajudar em tudo, é perito em pegar as cinzas e revestir de beleza e música, ajuntar os cacos, as sobras, os pedaços de nossos corações para que nada se perca e oferece uma nova forma de viver. Basta tomar uma decisão, uma mudança em seu estilo de vida para obter maior qualidade de vida (que já é tão curta).

O que depender de você, faça. Recapitulando: esqueça, planeje, perdoe, agradeça, conte com Deus, recomeçe! Nasce um novo ano, cheio de esperança e, seu futuro começa hoje!

"Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando-me para as que adiante de mim estão, prossigo para o alvo" - Apóstolo São Paulo

Nenhum comentário: