sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Ainda sobre o Ano Novo: sorria para a vida!


"Entreter um convidado é encarregar-se de sua felicidade enquanto estiver sob nosso teto."
Jean-Anthelme Brillat-Savarian (1755-1826), político e gastrônomo francês

Sou "famosa" entre os parentes, amigos e conhecidos pelo fato de usar, segundo eles, uma "super, hiper, mega-agenda" diariamente (eles não entendem que ela é uma extensão de meu cérebro, apesar de ter boa memória). Mas, neste ano novo, "deixei rolar", não programei nada. Como alguns familiares e amigos que costumávamos encontrar no fim de ano estavam em viagem, resolvi fazer uma espécie de "Open House", como nos "Steites": deixei a casa aberta, livre de horários e com algumas coisinhas gostosinhas para receber aqueles que não viajaram e não agendaram compromissos. E não é que saiu tudo tão certinho, que se tivesse programado com antecendência como de costume, talvez não tivesse sido tão gostoso!?!?!?

Recebemos parte de meus familiares, os que não viajaram e uma grande amiga, que estávamos ensaiando tal encontro há alguns meses para o almoço. À tarde, chegaram mais alguns amigos (da Capital e do Interior). Entre muita curtição, risadas, planos e o papo em dia, concluímos a noite com uma bela "massa parisiense", feita pelo maridão e um cheese cake (maravilhoso!!!) feito pela minha mana, Cal.

Quem me conhece muito bem, sabe que não sou chegada a doces, mas alguns em especial como esta receita da minha irmã, amo de paixão: é gostosa, leve e facílima de fazer. Se você gosta de receber (ou de comer e fazer sobremesas), segue a dica da receita que é, como diz um de meus sobrinhos, muuuuiiiiitttoooo dez. Vamos lá:

CHEESE CAKE

Ingredientes:
- 500 gr. de ricota
- 01 lata de leite condensado
- 01 lata de creme de leite
- 01 lata (medida acima) de leite de vaca
- 02 pcts. de gelatina incolor

Cobertura:
- geléia de morango, ou goiabada ou amoras (cerca de 200 grs.).

Massinha de base:
- 01 pc. de bolacha maizena triturada no liquidificador (vá acrescentando margarina até dar o ponto, mais ou menos 03 ou 04 colheres de sopa).

Modo de fazer:
Abrir a massinha numa fôrma de fundo falso e reservar.
Bater no liquidificador todos os ingredientes, exceto a gelatina. Quando formar um creme, acrescentar a gelatina preparada (ainda morna) à parte conforme instruções da caixinha, e misture ao creme.
Bata novamente, de leve, cubra a massinha espalhada na fôrma e deixe na geladeira até obter consistência (cerca de 03 horas). Desenforme e cubra com a geléia préviamente derretida em fogo baixo.

Bom, fica aí a dica para que todos aproveitem não apenas o primeiro dia do ano ou datas especiais para receber pessoas que você ama, ou até mesmo para preparar uma receita gostosa; mas sim para considerar todos os dias de nossas vidas que são preciosos e importantes, sabendo que podemos desfrutá-lo, independente de qualquer situação ou data festiva.

Nenhum comentário: