quinta-feira, 2 de maio de 2013

Cenas de uma Coroação em Casamento Real, na Holanda / Scenes of a coronation in Royal Wedding in the Netherlands

Este início de semana foi bem movimentado na Europa. Desde que a rainha Beatrix da Holanda - agora princesa - anunciou em janeiro que iria renunciar e passar o reinado para seu filho, vivia-se um momento de grande expectativa para a coroação do casal Willem-Alexander van Oranje-Nassau e Máxima Zorreguieta Cerruti. A Holanda passou por um “Dia da Rainha” especial (o “Dia da Rainha” é comemorado anualmente no dia 30 de abril. Nessa ocasião, os holandeses saem pelas ruas a festejar em caravanas, algo parecido ao Carnaval, até a madrugada do dia seguinte).
Última aparição da rainha antes da coroação de seu filho
 A cerimônia de entronação tomou enormes proporções e gerou muita expectativa junto aos meios de comunicação no mundo, em especial na América Latina que fizeram dela - Máxima, a manchete do dia, pois ela nasceu na argentina. Até mesmo o vice-presidente argentino, Amado Boudou, viajou para a Holanda para acompanhar a cerimônia como representante do país.
O evento atraiu monarcas de toda a Europa. A cerimônia de entronação, que teve início às 10h30 (5h30 na Argentina), levou moradores da capital argentina ao belíssimo prédio do Hipódromo de Palermo, onde a embaixada holandesa montou uma enorme estrutura com telões para acompanhar a cerimônia minuto a minuto. A festa adentrou a noite desta terça-feira, véspera do feriado do dia do trabalhador, com a celebração da tradicional Festa Laranja (Oranjefeest), organizada pela embaixada holandesa em um bar no bairro de San Telmo, um dos mais tradicionais de Buenos Aires.
E o que Princesa Máxima vestiria no dia da coroação de Willem-Alexander? Vestidos de gala acompanhados de joias espetaculares tem tudo a ver com casamentos reais, não é mesmo? Ela não poderia deixar por menos, afinal também ganha  o título de rainha, mulher do rei Willem. Com um estilo clássico mas exuberante, Máxima arrasou com looks e joias magníficas - tudo combinando...
No dia 29 de abril, véspera da cerimônia de coroação de Willem-Alexander, reuniu representantes das realezas da Europa, da África e da Ásia para um jantar de despedida no Rijksmuseum, um dos principais pontos culturais e turísticos de Amsterdã. No jantar de gala, Máxima usou o conjunto de tiara, brincos e colares de pequenos diamantes e um vestido Valentino vermelho de camadas plissadas - já usado em outra ocasião.
A princesa holandesa, Máxima, a rainha holandesa e Beatrix e o príncipe holandês, Willem-Alexander. Eis algumas imagens mais marcantes no geral de todas as festividades: jantar, coroação, brunch - tudo muito lindo, regado a um bom gosto incrível.
A princesa Máxima deixa o Palácio Real em Amsterdã e acena para o público
No dia 30 de abril, uma multidão toma as ruas de Amsterdã já nas primeiras horas da manhã
Fotos: Reuters

Willem-Alexander beija sua mãe, agora princesa Beatrix, após ser anunciado como novo rei da Holanda ante multidão reunida em frente ao Palácio Real de Amsterdã. A rainha Máxima também beija a agora princesa Beatix na sacada do Palácio Real de Amsterdã. 

O rei holandês Willem-Alexander e a rainha Máxima participam de cerimônia religiosa na igreja Nieuwe Kerk, em Amsterdã, após serem entronados como novos monarcas do país - Foto: Reuters
Na cerimônia de coroação, Máxima surgiu esplendorosa de azul royal! O vestido assinado pelo estilista holandês, Jan Taminiau, tinha transparência no colo e nos braços e foi complementado por uma imponente capa. As safiras das joias eram exatamente do tom da roupa.


Princesa Beatrix
Para a foto oficial, a Rainha Máxima posou com um vestido magenta, também já usado anteriormente de mangas longas. Um modelo relativamente simples, mas lindíssimo! As joias escolhidas, para combinar com a cor do vestido, erma de brilhantes e rubis, claro!
No clássico passeio de barco, Máxima vestiu outro modelo assinado por Jan Taminiau, de renda vinho e forro nude. Lindo!!! Ao invés de tiara, a nova Rainha da Holanda usou estrelas de brilhantes nos cabelos. Fotos: Reprodução



Brunch da Coroação, 1/05



Coroação de Willem-Alexander: Informações e curiosidades

1. Após assinar o decreto de abdicação a Sua Majestade a Rainha Beatrix passará a ostentar o título de Sua Alteza Real a Princesa Beatrix da Holanda.
2. Após o pai se tornar rei, Catarina-Amalia passará a ser a nova Princesa de Orange.

3. A nova linha de sucessão ao trono será:
1º - SAR a Princesa de Orange, Catarina-Amália (filha mais velha de Willem e Máxima)
2º - SAR Princesa Alexia (segunda filha de Willem e Máxima)
3º - SAR Princesa Ariane (terceira filha de Willem e Máxima)
4º - SAR Príncipe Constantijn (irmão mais velho de Willem)
5º - Condessa Eloise de Orange Nassau (filha mais velha de Constantijn)
6º - Conde Claus-Casimir de Orange Nassau (segundo filho de Constantijn)
7º - Condessa Leonore de Orange Nassau (filha mais nova de Constantijn)
8º - Princesa Margriet (tia de Willem)

Coroação de Willem-Alexander: Calendário

Já na qualidade de Reis da Holanda, Willem e Máxima visitarão alguns países vizinhos e aliados:

Luxemburgo: 24 de Maio
Alemanha: 3 e 4 de Junho
Bélgica: Depois do Verão

Os dois percorrerão também todas as províncias do país:

Groningen e Dhentre: 28 de Maio
Gelderland e Utrecht: 30 de Maio
Limburg e Noord-Brabant: 12 de Junho
Friesland e Noord-Holland: 14 de Junho
Flecoland e Overijssel: 19 de Junho
Zeeland e Zuid-Holland: 21 de Junho

Lá para o final do ano, visitarão as Antilhas Holandesas.

Nenhum comentário: