quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Green Weddings (Casamentos Verdes), em Cena

Estamos numa época em que viver ecologicamente correto vai, aos poucos, entrando na rotina de cada um. E, como não poderia deixar de ser é uma tendência também a prática para muitos casais, que preocupados em proteger o mundo para a nova família que estão formando, têm se preocupado cada vez mais com o meio ambiente, unindo o tradicional ao moderno conceito de sustentabilidade.

Os green weddings (casamentos verdes) estão se tornando tendência no Brasil  e segundo Acácia Sá, cerimonialista, "É possível, sim, realizar casamentos maravilhosos com produtos de qualidade e que não agridem o meio ambiente. A preocupação com o meio ambiente deve partir de todos os segmentos e de todas as áreas e, com o mercado de casamentos, não poderia ser diferente", explica.
O vestido da noiva é, certamente, um dos itens mais aguardados do casamento. Para garantir que ele seja tão sustentável quanto bonito a organizadora de eventos sustentáveis Ana Paula Caribé sugere algumas dicas (http://www.ecodesenvolvimento.org/voceecod/guia-do-casamento-sustentavel-2013-parte-2#ixzz2H0pqhTZO

"Aluguel – Tanto a noiva quanto o noivo podem optar pelo aluguel dos trajes. Além de mais barata, essa opção evita que novas roupas sejam fabricadas. Em todo país existem lojas especializadas na locação de trajes de noivo com os mais variados modelos e preços.

Reaproveitar tecido e vestidos antigos – O vestido do casamento da avó, mãe ou melhor amiga da noiva pode ser transformado em um vestido novo, mais ecológico e com muitas histórias. Ana Paula sugere o trabalho da estilista Carol Nasser, que transforma vestidos antigos em modelos totalmente modernos e sofisticados.

Tecidos ecológicos – Tecidos finos orgânicos, como a seda natural, é outro opção para vestidos menos agressivos. Ana Paula conta que esses materiais ainda não estão disponíveis no Brasil, mas já são tendência na Europa e devem se popularizar em todo o mundo rapidamente.".

É interessante lembrar que muito tem sido falado sobre atitutes eco responsáveis, mas existem muitas dúvidas em relação a várias coisas. Se você quer ser uma "it noiva", com um casamento ecológico - sem deixar de ser chic, saiba que é possível. Fique atenta a alguns pontos especiais, como realizar as cerimônias e recepções que tendem a estilização vintage, aos trajes do casal até a ornamentação do local onde acontecerá o enlace. É uma aposta certeira para você que deseja realizar um casamento sustentátel em todos os sentidos.

Especialistas orientam a apostar na luz natural (case durante o dia) e nesta opção, você economizará energia elétrica e contará com o charme do sol em sua cerimônia.

Na decoração, opte por flores plantadas. Além de mais baratas, elas podem ser utilizadas novamente em outros eventos ou em casa. Você ainda pode escolher arranjos bem bacanas feitos com temperos e outras coisinhas.

Ofeceça lembrancinhas sustentáveis, como vasinhos de temperos ou mudas de árvores plantadas. Se não abrir mão do bem-casado ou docinhos, escolha forminhas de papel reciclado. Há algumas bem bonitas e criativas. Afinal, uma eco friendly que se preze vai transmitir a mensagem de responsabilidade ambiental por completo - nos mínimos detalhes. 
Se os noivos forem muto engajados, podem ainda escolher um cardápio leve, com bastante salada, legumes e frutas, que acompanhem o tema ecologia.

Em síntese, elaborar uma festa que foge do comum e se preocupar com uma causa nobre inclui convites em papel reciclado e em menor quantidade, buffet com um “cardápio verde” e decoração que recorre a elementos naturais são alguns bons exemplos para deixar todos os convidados de boca aberta.
O famoso "faça você mesmo!" entra como um recurso interessante para tornar o acontecimento uma oportunidade de entregar aos convidados algo mais pessoal e artesanal em todos os sentidos. Até o futuro marido (famíliares e amigos também) pode colocar a mão na massa e você passar bons momentos junto com ele - seu futuro marido.
Simples, ecológico e chic!

Nenhum comentário: