sábado, 3 de janeiro de 2009

Curiosidades sobre a romã


A romã, fruta de sementes, que simboliza uma vida que se reproduz em bençãos para outros é uma das principais representantes de simpatias e decorações tradicionais das festas de fim de ano.

Além de todo o misticismo que a envolve, ela é apreciada pela medicina por conter substâncias antioxidantes, mineralizante, anti-inflamatória e refrescante; mas nem todos conhecem tais poderes e deixam de explorá-la no restante do ano.

Ela tem origem no Oriente Médio e passou a ser domesticada no Irã por volta de 2000 a.c e no Brasil, chegou através dos portugueses. Possui grande importância histórica por fazer parte do contexto cultural de muitos povos: para os gregos, a romã era um símbolo da fecundidade, tendo inclusive, sido consagrada à deusa do amor e da beleza, Afrodite. Para os judeus, a fruta simbolizava a esperança de que o ano novo que se iniciava, seria melhor do que o que se passara. Em Roma, era um símbolo da ordem e riqueza.

Existem dois tipos de romãs: a amarela que possui uma grande quantidade de sementes e um pequeno mesocarpo (parte carnosa) e a vermelha que possui um pequeno número de sementes e uma grossa camada carnosa, sendo, portanto, o tipo mais vendido em supermercados, feiras, etc. A Espanha é o exportador mais importante de romãs, sendo que a Turquia e Tunísia também produzem quantidades significativas da "preciosidade".

Apesar de ser um pouquinho difícil encontrá-la, está cada vez mais ganhando espaço aqui no Brasil, mesmo fora de sua época (fim de ano). Fiquemos de olho, pois como está se popularizando, há mais chances de todos incluírem esta fruta tão valiosa em seu cardápio diário. Aproveite e faça a receita de um suco bem simples e refrescante neste verão. Segue:

Suco de romã
Ingredientes:
- 2 litros de água; ½ xíc de mel; 2 pedaços de canela em pau; 3 cravos-da-índia; 20 romãs maduras.

Modo de preparo:
Faça um chá com a água, o mel, a canela e o cravo. Coloque tudo junto em uma panela, ferva por uns 2 minutinhos e, depois de esfriar, leve à geladeira.Lave as romãs e role-as sobre uma superfície com um pouco de força como se faz com o limão, para quebrar suas fibras e ele soltar mais suco. Abra a romã e bata em seu fundo com uma colher de pau para que saiam os carocinhos. Descarte a parte branca (ela é amarga).Coloque essas sementes em um pano de prato limpo e pressione-as para tirar o máximo de suco possível. Junte o líquido ao chá gelado, misture e sirva com gelo picado. Pode repetir à vontade pois, tem quase nada de calorias.

2 comentários:

Anônimo disse...

Atée que enfim um blog
com um poco de cultura! ;D
muito obrigada..estava a procura
de algo sobre a romã! ;)
adorei a musica do teu blog!

Anônimo disse...

Parabens por tudo que vi aqui , pela romã nem se fala,e pela musica então . maravilha.se toda internet ou tv fosse assim.seria outro mundo . parabens mesmo!!!!!!!!!!